Novos entrantes nos investimentos e o riscos do mercado

Os novos entrantes nos investimentos devem se atentar aos riscos do mercado por meio de conhecimento e planejamento. Saiba mais!

É comum que entrantes no mercado de investimentos não consigam lidar com tantas opções oferecidas, o que pode prejudicar a sua rentabilidade.

Novos entrantes nos investimentos e o riscos do mercado

No entanto, o que é comum pode não ser positivo, por isso, se você é um entrante no mercado de investimentos, existem alguns pontos que podem melhor te preparar para que você diminua os riscos de perder o seu dinheiro, bem como, para que você não caia em golpes e fraudes que ocorrem livremente na internet quando o assunto são produtos financeiros.

Produtos bancários e os golpes da internet

Você já deve ter ouvido falar sobre golpes envolvendo o Pix e o Open Banking. Infelizmente, esses novos produtos financeiros são apenas algumas opções disponíveis no mercado que são indevidamente utilizadas para práticas de má fé.

Não clique em links suspeitos

O próprio Banco Central do Brasil (BCB) orienta o cliente para evitar clicar em links que não conheça a origem, dentre muitas outras recomendações. Já que as instituições financeiras, na maioria dos casos, também são vítimas das fraudes da internet ao terem os seus nomes envolvidos em diversas formas criativas de golpes.

O mercado de investimentos é volátil e inconstante

Por isso, o entrante no mercado de investimentos precisa desconfiar de ofertas muito fora do valor de mercado; para isso, você precisa saber o que o mercado oferece no momento, já que o mercado de investimentos é volátil e inconstante. Sugerimos que você sempre acesse sites oficiais, como a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB), por exemplo.

Busque por fontes oficiais

Já que são instituições que orientam o cliente quanto à entrada e permanência no mercado de investimentos. Além disso, as fintechs também são fontes de boas informações e de maneira descomplicada, como objetiva o Nubank em seus informativos oficiais. Por isso, essa é uma vertente importante para uma análise sobre entrar no mercado de investimentos, visto que são ferramentas que permitem que o cliente faça simulações sobre mercado e se prepare de forma correta.

Faça um planejamento financeiro pessoal

Além disso, o planejamento financeiro pessoal deve existir para o entrante no mercado de investimentos. Já que é necessário que você tenha clareza sobre suas metas e sobre a sua possível rentabilidade.

Comece nos investimentos pelas opções de renda fixa

Para isso sugerimos que você comece nos investimentos pelas opções de renda fixa, já que são mais seguras, pois você poderá saber o valor resgatado ao final do contrato, dentre outros aspectos que são importantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.