Novo RG será obrigatório: Veja como emitir o documento

O Governo Federal liberou uma nova versão do RG, principal documento de identificação do cidadão brasileiro. A intenção é trazer mais modernidade ao sistema e proteção contra fraudes, dentre outros perigos.

O Governo Federal liberou uma nova versão do RG, principal documento de identificação do cidadão brasileiro. A intenção é trazer mais modernidade ao sistema e proteção contra fraudes, dentre outros perigos.

Veja o que mudou a seguir!

14º salário do INSS pode ser liberado para os aposentados e pensionistas este ano?

O que mudou com o novo RG Digital

O processo de implementação do novo RG ainda é recente, sendo assim, os órgãos de identificação de cada estado têm até março de 2023 para começarem a emitir o novo documento, segundo a determinação do Governo Federal.

De todo modo, é possível que alguns estados já estejam emitindo a nova versão do documento. Para saber se já possível ter o novo RG, vá até uma unidade de cadastro e pergunte um atendente. Caso a resposta seja positiva, será possível gerar o novo documento.

Com relação ao prazo de validade do RG, seguirá as seguintes proporções:

  • Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
  • Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.

Todavia, é importante informar que existem outras mudanças trazidas com o novo RG. Confira a seguir:

  • Autenticação do documento através do QR Code;
  • Biometria obrigatória (impressão digital da pessoa);
  • Identificação se o titular é doador de órgão ou não;
  • Constará a naturalidade do cidadão;
  • Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código que contém nos passaportes);
  • Presença do grupo sanguíneo e fator RH no documento;
  • Uniformização da Carteira de Identidade para todo território nacional.

Nubank: Confira 5 maneiras para aumentar o limite do seu cartão

Como emitir o RG digital

A emissão do novo RG digital começou no dia 1º de março. Todavia, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para que se adaptem ao novo documento. Dessa forma, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.

Por outro lado, é importante ressaltar que o novo documento só será emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação.

Ademais, a solicitação poderá ser feita por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Entretanto, inicialmente será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Assim, ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando o CPF; nome completo, filiação, data de nascimento, e-mail e número de telefone.

Por fim, será preciso pedir o documento em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Portanto, a Secretaria de Segurança Pública do Estado vai emitir a carteira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.