Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.4/5 - (84 votes)

Novo RG Digital será obrigatório para todos os brasileiros; veja como trocar

Governo Federal lançou o novo RG Digital, documento que será oficial de todos os cidadãos brasileiros. Veja como emitir

No início deste ano, o Governo Federal lançou o novo RG Digital, documento que será oficial para todos os cidadãos brasileiros. Uma das grandes novidades diz respeito a numeração do RG, que será o próprio CPF do cidadão.

A princípio, para quem não sabe, a mudança já estava prevista para acontecer há alguns anos, mas somente agora saiu do papel e entrou em prática.

Segundo informações do Governo, a mudança tem como objetivo unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Dessa forma, o número atual da sua carteira de identidade (RG) vai alterar para o número do CPF.

A medida visa “simplificar a vida do cidadão”, além de “coibir fraudes”, conforme informou o Governo.

Anteriormente, uma pessoa que solicitava a primeira via do RG em um Estado e tirava uma segunda via em outro, por exemplo, teria então dois números de RG. E não para por aí. Qualquer cidadão do país que solicitava uma segunda via em cada estado do país poderia ter até 27 números de identidades diferentes.

O Governo informou que o novo documento será mais seguro e permitirá a checagem da autenticidade por QR Code.

Quando devo trocar o RG?

Os estados têm a permissão de emitir o novo RG desde março deste ano, todavia, os órgãos de identificação dos estados tem até 2023 para se adaptarem as mudanças e conseguirem emitir o novo documento.

Sendo assim, mesmo com a autorização de emissão do novo RG, nem todas as localidades estão prontas para emitirem o novo documento.

Dessa forma, a recomendação é que o cidadão busque informações junto aos órgãos de identificação como as Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão para verificar se o seu Estado já está emitindo o novo documento.

Para contar com o novo documento, o cidadão deve portar uma certidão de nascimento ou casamento, para que seja impresso o novo RG.

Por fim, vale destacar que o novo RG não terá obrigatoriedade de maneira imediata. Acontece que o novo documento somente será obrigatório em 2032. Sendo assim, a população tem um grande tempo para conseguir trocar o documento.

Veja o que vai constar na sua nova carteira de identidade

  1. Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;
  2. Identificação do ente federativo que a expediu;
  3. Identificação do órgão expedidor;
  4. Número do registro geral nacional;
  5. Nome, a filiação, o sexo, a nacionalidade, o local e a data de nascimento do titular;
  6. Número único da matrícula de nascimento ou de casamento do titular ou, se não houver, de forma resumida, a comarca, o cartório, o livro, a folha e o número do registro de nascimento ou casamento;
  7. Fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, de acordo com o padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), a assinatura e a impressão digital do polegar direito do titular;
  8. Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
  9. Expressão “Válida em todo o território nacional”;
  10. Data de validade, o local e a data de expedição do documento;
  11. Código de barras bidimensional no padrão QR Code;
  12. Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão estabelecido pela OACI.
4.4/5 - (84 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

43 Comentários
  1. Paulo Diz

    Para mim seria os dos , tanto o físico e o digital pra evitar fraude ok

  2. Luna Diz

    O povo não entende que não é só no celular que vai ter, eles vão fazer um cartão físico (que eu acho que é mais seguro que no digital) são dois tipos: o digital pra quem quer ter documento no celular e o físico pra quem quer ter o físico. Escola e interpretação de texto realmente fazem muita falta no Brasil. 🤦‍♀️

  3. Simone Arsujo Diz

    Se for pra facilitar as nossas vidas,que seja bem vinda !

  4. EREN YEAGER Diz

    SÓ DIGO UMA COISA… TATAKAE!!!

  5. Antônio Diz

    Temos que está atualizado em tudo daqui uns tempos não existirá mais papel e sim tudo digital principalmente nossos documentos e aquele que não se encontra atualizado haverá sim uma pessoa ou outra com dificuldade na área digital mais tem jeito pra tudo.

  6. Magnus Diz

    Boa iniciativa do governo

  7. Mayara Diz

    Eita povo sem noção, leiam, entendam, como disseram anteriormente, faz quem quiser, não é obrigatório. A tecnologia só é mesmo para quem tem mente aberta para o futuro, e, o futuro é agora, bora brasileiros, vamos nos orientar. Brasil………!

  8. Zeca Diz

    Como dizia um velho ditado popular, a iguinorancia que estravanca o progresso!!

  9. Alexsandro Diz

    os comentaristas na sua maioria precisa voltar pro MOBRAL

  10. Carlos Diz

    Brasileiro é como cordeiro, vai ao matadouro sem. Berrar, pode.criar segurança em doc mas o desequilíbrio governamental continua.

  11. Tiago Diz

    Nossa, olha que sofisticada essa organização de dados do cidadão. Deve ser porque querem o nosso bem e não porque estão seguindo as diretrizes globalistas da ID2020 para implantar um sistema mundial de identidades digitais e controlar totalmente nossas vidas, hahaha! Acorda, povo.

  12. Ronaldo Diz

    Uma certa parte da população é muito chata.
    Reclama de tudo. Eta povo mimizento.

  13. Ronaldo Diz

    Prazo p Estados de adequarem ao novo sistema: 2023
    Prazo p documento antigo perder validade e ser exigido o novo modelo: 2032
    Como hj é a carteira nacional de habilitação, o documento será disponibilizado física e digitalmente, cada um escolhe a melhor opção.
    Espero ter ajudado.

  14. Maria Carvalho Diz

    Gente o que eu queria muito era mais segurança em nosso número de CPF onde deveria ter uma senha e mais um código de segurança de nosso uso pessoal isso nos daria maior proteção de nossos dados não sei por que mais tive essa idéia alguém aí acham essa idéia boa o que acham de começarmos a levar isso à todos

  15. Antônio Evilásio Diz

    Ainda nem entrou em vigor, e já está em polêmica…

  16. Silvio Augusto Neves Diz

    Mentira! Não é obrigatório.

  17. Maria Carvalho Diz

    Isso não vai dar certo vai ser um transtorno para quem não sabe usar celular e não sabem nem sequer assinar, o que deveriam fazer é um CPF com senha e código de segurança onde ninguém pudessem usar nosso número de CPF ficaríamos mais protegidos porque além do número CPF os golpistas precisariam da senha e um código a mais

  18. Suellen Diz

    É quem não tem aparelho pra coloca o rg digital isso é errado tem q melhora n piora as coisas mais ainda ja esta um caus com robô de celular aff

  19. Denise Diz

    MISERICÓRDIA! QTO COMENTÁRIO ESTÚPIDO!!! NAO SABEM INTERPRETAR O QUE LÊEM, Ô ANJOS !!!! QUEM QUISER A CARTEIRA FÍSICA, VAI TER, QUEM QUISER A DIGITAL , VAI TER!!!! ESCOLHE E PRONTO, NAO ENCHAM O SACO !!!!!

  20. Thiago Diz

    Pelo amor de Deus gente… O RG continuará sendo impresso, só que haverá uma versão digital unificada. Bando de gente apavorada… Pelo amor…

  21. Walmir Diz

    Como tem gente ignorante, em nosso país, criticar um documento, que será para dar segurança a ele mesmo

  22. HILDA MARIA DOS SANTOS Diz

    Se nosso país tantas leis apenas para ficar engavetadas, se fossem aplicadas com rigor para todos eu diria seria ótimo, porém com tantas desigualdades sociais, e a malandragem só aumenta irão achar um jeitinho de falsificar, nosso documento eletronicamente

  23. Silvaagatha216@gmail.com Diz

    Nao concordo com esse RG ja vou mudar meu voto ia votar em Bolsonaro ja não vou mais onde já si vil isso nossas vidas agora será monitorada acesso fácil para os poderosos sobre nossas vidas cadê a privacidade e o respeito então seremos obrigados 🤔🤔🤔🤔🤔😡😡🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️

  24. Paulinho Diz

    Afinal, o oprazo para fazer o a nova carteira é até 2023 ou 2032?
    Na reportagem constam as duas datas e não ficou claro para muitos, que a carteira digital é mais uma opção, porque o carteira física (de papel) vai continuar a existir.

  25. E.Xavier da Silva Diz

    Eu quero saber quando ,o avançado Estadão Paulista,vai começar a expedir o novo RG.

  26. Lucas Nunes Gonzaga Diz

    lucaslucasnunes728@gmail.com

  27. Sidney Diz

    Espero qui ao adimitir a obrigatoriedade também de um aparelho para cada um qui não tem condições de ter sem contar qui as fraudes sera bem mais fácil nosso documentos irá ficar mais vulnerável ao roubo

  28. Douglas Charles Cunha Diz

    Só vai prestar se unificar todos os documentos no CPF (habilitação, título de eleitor, SUS, etc).

  29. Alexandre Augusto Diz

    Será uma ótima inovação pata a população, o texto ficou ótimo, mas o que não entendi foi: será obrigatório a partir de 2023 ou 2032? No texto fala dois anos diferentes….

  30. Silvia Cardoso Diz

    A necessidade do RG Digital irá contribuir para a identificação de centenas de milhares de documentos falsificados. Será uma leva de fraudes que serão iluminadas. Excelente medida adotada pelo Governo do Presidente Bolsonaro 🇧🇷💛💚

  31. Kelleylson Diz

    Como faço para adquirir ele ??

  32. Maurício Diz

    Minha nossa! Que povo mais sem noção.
    Com certeza o documento impresso continuará valendo. Ninguém têm obrigação de ter celular.
    Vão pesquisar antes de falar besteira e também não dá para se basear só nessa reportagem. Deve ter muito mais informações sobre o assunto.

  33. Bernadete Diz

    Boa tarde, eu não concordo com esse RG digital, pq nem todo brasileiro tem um celular, tem muita gente que não sabe nem ligar um celular, como vai saber abrir um aplicativo desse gênero, sem contar que quando for roubados perderam todos seus dados arquivados no celular, não concordo.

  34. Lydia Diz

    O absurdo é que o IIPR demora um século pra conseguir agendar pra fazer o RG
    Não vou cumprir a regra devido tal demora

  35. Allan monteiro Diz

    Não é obrigatório o RG digital e sim o novo modelo de RG que irá acabar com a numeração e sim somente ter o CPF como identificação…. E o modelo digital é para quem queira ter de modo digital assim como já acontece na CNH… Tendo de forma física e digital, facilitando a vida de quem esquece os documentos oi até mesmo perde a carteira.

  36. Joselia Diz

    Aí vêm um bandido e rouba o aparelho celular ?e aí o que o governo vai fazer pois o trabalhador não tem nenhuma proteção ,o governo só pensa nele mesmo ou naqueles que têm condições para pagar uma escolta ir com ele seja de dia ou a noite e não precisa ir sozinho no ponto de ônibus num lugar sem luminação já vi tudo que não se coloca no lugar de um trabalhador mesmo que luta para conquistar alguma coisa e vem um indivíduo e lhe arranca isso quando não tira a vida da pessoa ,e o governo não se importa com nada como se diz o errado virou certo ,e o certo virou errado só Deus mesmo para nós guardar desses políticos corruptos pois é todos corruptos 🤔🤔🤔

  37. Luiz Carlos Tayarol Martin Diz

    Palhacada…. vejam bem na hora de votar neste bando de hipocritas do congresso. Puxem a capivara deste novos pistulantes. Tem que nenovar 90 % .

  38. Leonardo Vinícius Diz

    Deixa de ser chorão, pra ficar vendo merda no Instagram vc não larga o celular né? E se o cara perder a carteira tbm? Os dados deles tbm não estarão expostos? Vai caçar um serviço.

  39. Alice Montenegro Diz

    TÔ SÓ OBSEVANDO.
    O BOZZO QUER TER DOMÍNIO SOBRE O POVO BRASILEIRO… NADA MAIS QUE ISSO.
    CUIDAR DO BRASIL COMO PRECISA ELE NÃO TÁ NEM AI… AÍ FICA INVENTANDO COMO DAR O GOLPE.
    ADEUS BOZZO … OUTUBRO TA CHEGANDO!
    ANO QUE VEM TEU DESTINO É OUTRO… VOCÊ E SUAS CRIAS RUINS.

  40. EVALDO CARREIRO BENFICA Diz

    EVALDO CARREIRO BENFICA

  41. Maria Saide Diz

    Eu completei 61 anos em abril deste ano, então não preciso trocae a identidade, correto?

  42. Carlos Diz

    imagino as pessoas não poderem comprar celular ou deixar de comprar pão pra ter celular e toda vez ter que andar com um aparelho celular pra se identificar, acho que este governo precisa de uma reforma ,mas da maneira mais radical possível, não se faz paz e ordem com animais no congresso achando que são donos do Brasil.

  43. Carlos Diz

    apenas algumas questões que não foram levantadas mas este povo todo cheio de soja talvez não esteja acordado. então RG digital, a pessoa agora terá seus dados que já não era tão seguros a mostra digital, terá que portar aparelho celular pra se identificar e como fica as pessoas mais pobres? como ficará caso a pessoa perca seu aparelho? como ficará a segurança da pessoa e sua identidade caso suas informações vazam ? como ficará caso uma abordagem polícial a pessoa esquecer ou seu aparelho descarregar ? Será que o povo brasileiro não está vendo isso ? já passou da hora de ter uma guerra civil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.