Auxílio emergencial com valor dobrado até 2023; veja como

Na última semana, o ministro da economia, Paulo Guedes, informou que devido a falta de alternativas para custear o Auxílio Brasil, o auxílio poderá sem mantido para os cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Diante incertezas, o Governo Federal estuda prorrogar o Auxílio Emergencial até 2023. Na última semana, o ministro da economia, Paulo Guedes, informou que devido a falta de alternativas para custear o Auxílio Brasil, o auxílio poderá sem mantido para os cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Veja também: Auxílio Emergencial 2021: confira as parcela 6 e 7 do benefício e outras informações

Possibilidade de o Auxílio Brasil não ser aprovado

O principal entrave diz respeito ao fechamento da folha orçamentária da União. No novo programa, a intenção é beneficiar cerca de 17 milhões de famílias com um valor médio de R$ 300. Essas condições deixa o projeto com um investimento superior ao teto de gasto.

Em razão disso, a equipe técnica do Governo Federal passou a avaliar as possibilidades de financiamento das novas despesas. Entre as propostas, estão a PEC dos precatórios e a reforma do Imposto de Renda.

No entanto, devido a falta de apoio de ambas as sugestões, é provável que o Auxílio Brasil não saia do papel em novembro como prometido.

Alternativa é estender o Auxílio Emergencial

Perto do previsto fim, o Auxílio Emergencial pode ser prorrogado, segundo o presidente Bolsonaro.  Considerando a possibilidade da não implementação do novo programa, o benefício pode ser renovado. Todavia, ainda não se sabe se haverá novos cortes na lista dos beneficiários.

Há rumores que confirmam o pagamento de um auxílio transitório entre o fim do auxílio e início do novo Bolsa Família. Neste sentido, os valores seriam cumulativos, uma vez que os beneficiários receberiam o novo abono mais o salário do programa social.

Sendo assim, é possível que Bolsonaro adote tais medidas visando a sua recandidatura em 2022. Os pagamentos do possível novo projeto seriam disponibilizados até 2023. Em 2018, quando se candidatou a presidente, seu maior índice de reprovação foi da população em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.