NOVO Bolsa Família ainda vai passar por muitas alterações

Segundo o relator da MP do Novo Bolsa Família, texto original do projeto ainda deve passar por uma série de mudanças

Se você tem dúvidas sobre o novo Bolsa Família, saiba que não está sozinho. É que na verdade, ninguém sabe exatamente o que vai acontecer de fato no novo programa. Em entrevista nesta semana, o relator da Medida Provisória (MP), Marcelo Aro (PP-MG), disse que o projeto ainda vai passar por diversas alterações antes do início dos pagamentos.

Veja também:  Auxílio emergencial até 2023 com valor de R$250

De acordo com o Governo Federal, o novo Bolsa Família vai passar a se chamar Auxílio Brasil e tem estreia programada para o próximo mês de novembro. Então dá para dizer que estamos a mais ou menos um mês do início dos repasses. Mesmo assim, o relator garante que o benefício ainda vai mudar muito de forma.

“O texto, do jeito que chegou no Congresso, é uma carta de intenções. É um projeto bom, um projeto bonito, mas falta o texto deixar, de maneira mais clara, como é que o beneficiário vai ganhar mais do que no Bolsa Família, quais são as vantagens em relação ao Bolsa Família”, disse ele.

Vale lembrar que essa MP foi entregue no Congresso Nacional pelo próprio Presidente Jair Bolsonaro. Ele foi pessoalmente ao local. Só que de lá para cá, o documento não andou muito. Além disso, o próprio documento ainda não conta com uma série de informações como os valores médios e a quantidade de beneficiários.

“Falta, também, explicar algumas situações de maneira mais clara, e também algumas contribuições de mudanças no texto original. Então, muitas alterações serão feitas no meu relatório”, disse o relator em entrevista para o jornal Correio Braziliense nesta semana. Ele não quis detalhar quais seriam essas mudanças.

Emendas ao texto

Desde que Bolsonaro deixou essa MP no Congresso Nacional, esse documento recebeu uma série de propostas de emendas. De acordo com as informações mais recentes, já são mais de 460 ideias.

Como dito, o texto não tem um apontamento sobre o valor médio do benefício. Por isso, boa parte dessas emendas tentam inserir justamente essa informação. E aí os deputados aproveitaram para subir muito o patamar de pagamentos.

Há quem queira, por exemplo, que o Auxílio Brasil pague parcelas de até R$ 1,2 mil. Isso, no entanto, não deve acontecer. É que muito provavelmente os aliados do Presidente Jair Bolsonaro não deixarão essas ideias passarem na Câmara dos Deputados.

Prorrogação do Auxílio

Além da questão do novo Bolsa Família, o Governo também está tendo que tomar decisões importantes sobre o Auxílio Emergencial. É que esse programa está já neste momento realizando os pagamentos de sua última parcela.

Só que até este momento, o Palácio do Planalto não definiu se vai existir mesmo uma prorrogação do benefício. Em declaração nesta segunda-feira (19), Bolsonaro disse que vai dar uma resposta sobre esse assunto nesta semana.

De acordo com informações de bastidores, membros do Ministério da Economia se reuniram durante o final de semana para dar uma resposta sobre todos esses assuntos. A reunião, no entanto, terminou sem acordo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.