A poupança deve ser vista como um hábito – veja dicas

 A poupança deve ser vista como um hábito dentro do seu planejamento financeiro. Confira dicas assertivas e relevantes!

Uma poupança é um hábito que deve ser estimulado nas crianças, dessa forma, o planejamento financeiro se tornará algo orgânico na vida adulta. 

Entretanto, caso você não tenha recebido nenhum tipo de orientação financeira na infância, é importante que você elabore um planejamento financeiro neste momento e considere criar novos caminhos para que você tenha um relacionamento saudável com o seu dinheiro. Sendo assim, confira algumas dicas adaptáveis para essa finalidade!

 A poupança deve ser vista como um hábito

Naturalmente é muito mais fácil para uma criança criar o hábito da poupança, já que ao ganhar um cofrinho, a criança se sente estimulada e cria o hábito de poupar.

Sabemos que começar esse hábito na vida adulta requer direcionamento, assertividade, planejamento e paciência. No entanto, é completamente possível que você comece a entender a poupança como um hábito e aplique esse conceito na sua rotina, ainda que você seja uma pessoa endividada.

Uma vez que ao entender a poupança como um hábito, você deve focar em direcionar valores economizados, bem como valores referentes a compras das quais você desistiu de efetivar. Sendo assim, é muito importante que você poupe os valores, ainda que você os veja como irrisórios.

Faça trocas financeiramente viáveis

Pequenas mudanças podem gerar economia na sua rotina, o que pode ser de grande valia. Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade. Bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária.

Visto que as fintechs oferecem produtos bancários isentos de anuidade, sem que você precise abdicar de algum serviço. Sendo assim, direcione os valores economizados para a sua poupança.

 Renegociações financeiras

Caso você seja uma pessoa endividada é interessante que você verifique a possibilidade de renegociar suas dívidas. O Feirão Serasa Limpa Nome oferece opções interessantes para a pessoa física, como descontos de até 90% do valor total da dívida. No entanto, cabe uma ressalva nessa orientação, já que você pode criar um círculo de novo endividamento ao tentar pagar as suas dívidas atuais.

Insira as parcelas no seu planejamento financeiro

Sendo assim, caso você possua um volume elevado de dívidas, faça acordos de uma parte delas, para que posteriormente você possa elaborar um acordo da outra parte.

Além disso, é importante que as parcelas estejam inseridas no seu planejamento financeiro. Dessa forma, você irá direcionar uma poupança, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.