Nova CNH entrou em vigor: Confira 6 dúvidas mais frequentes

Desde o dia 1º deste mês, entrou em vigência a nova versão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) já estão autorizados a emitir o novo formato.

Desde o dia 1º deste mês, entrou em vigência a nova versão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) já estão autorizados a emitir o novo formato.

Mediante a tantas alterações, é natural surgirem dúvidas em relação ao documento. Quer conferir as principais mudanças? Continue nos acompanhando.

Sou obrigado a trocar minha CNH?

A troca do documento antigo pelo novo não ocorrerá simplesmente pelas alterações realizadas. Assim, o novo modelo terá sua implementação de maneira gradativa, através das seguintes situações:

  • Renovação da CNH;
  • Inclusão de uma categoria;
  • Troca devido a algum erro entre os dados impressos;
  • Solicitação da segunda via do documento.

No entanto, vale lembrar que a mudança no documento não será obrigatória para os motoristas que já estão habilitados. Os primeiros que vão obter o novo documento serão aqueles que não tinham antes, ou aquelas pessoas que estão renovando a sua CNH.

Portanto, os motoristas com a CNH antiga ainda poderão utilizar o documento até o fim de sua validade. O novo documento, por sua vez, será disponibilizado para esse grupo logo após a renovação da habilitação.

Por que a nova CNH é mais segura?

A nova CNH tem duas versões, sendo a digital e a impressa. Essa não é uma novidade, uma vez que esse padrão já está em vigor desde 2017.

Contudo, a versão impressa utilizará papel de segurança e tinta fluorescente, que brilha no escuro, além de itens que serão visíveis apenas com luz ultravioleta e um holograma.

Qual é a validade da nova CNH?

Os novos prazos para validade da habilitação só são válidos para os documentos emitidos ou renovados a partir de abril de 2021. Caso contrário, é necessário que o prazo estabelecido anteriormente acabe para que o condutor faça um novo documento seguindo os novos critérios.

De modo geral, confira as novas condições de validade da CNH:

  • CNH com 10 anos de validade: destinada a condutores com até 50 anos vão renovar o documento somente a cada 10 anos;
  • CNH com 5 anos de validade: destinada a condutores entre 50 e 70 anos vão precisar renovar seu documento a cada 5 anos;
  • CNH com 3 anos de validade: destinada a condutores com idade superior a 70 anos precisarão renovar suo documento a cada 3 anos.

Quais são as informações inéditas da nova CNH?

Confira o que irá compor a nova versão da CNH 2022:

  • Indicadores para documentos temporários (letra “P”) ou definidos (letra “D”);
  • Informação indicando se o motorista utiliza o veículo para trabalho;
  • Campo específico indicando possíveis restrições médicas;
  • Indicação da categoria a qual o motorista é habilitado a dirigir, com a silhueta do veículo;
  • Implementação do código MRZ utilizado em passaportes que permitirá o uso da habilitação em outros países;
  • Possibilidade de utilizar o nome social;
  • Mantimento do uso do QR CODE, adotado ainda em 2017;
  • Prazo para trocar a versão antiga da CNH pela nova;
  • Implementação do formato digital.

Urgente! Auxílio emergencial temporário pode retornar no segundo semestre!

Aparência da nova CNH

O novo modelo da carteira de habilitação vai acabar com o predomínio da cor verde. Agora, o documento passará a ter tanto a cor verde quanto a amarela.

Conforme a nova interface, na parte inferior, o documento terá a inserção da assinatura do motorista logo abaixo da foto. Sendo assim o documento se torna diferente de como era, onde a assinatura ficava após a dobra.

Como ficou a versão digital da nova CNH?

As novas alterações permitem que o condutor dirija sem estar pontando a CNH. Porém, é necessário que o acesso a CNH digital seja garantido. Assim, caso seja abordado terá como comprovar a regularidade da condição de habilitado.

Vale-gás pode se tornar mensal a partir do segundo semestre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.