A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: um resumo completo

Tudo aquilo que você precisa saber sobre Júlia Lopes de Almeida

A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: o que vai ser cobrado nas suas provas!

A escritora realista-naturalista Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida, conhecida simplesmente como Júlia Lopes de Almeida, é um dos nomes mais conhecidos da literatura brasileira contemporânea.

Questões sobre a literatura de Júlia Lopes de Almeida podem ser abordadas pelas mais variadas provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma, o artigo de hoje separou um resumo completo com o que você precisa saber sobre a literatura de Júlia Lopes de Almeida. Confira!

A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: introdução

A escritora Júlia Lopes de Almeida nasceu na cidade do Rio de Janeiro em setembro de 1862. O livro “A falência”, publicado no ano de 1901, é uma de suas obras mais conhecidas, além de ser o romance da autora mais abordado em vestibulares de todo o país.

O trabalho de Júlia Lopes de Almeida como escritora começou cedo. Com apenas 19 anos ela publicou o seu primeiro artigo no jornal “A Gazeta de Campinas”. O seu primeiro livro, “Contos infantis”, foi publicado em 1887.

A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: características

O estilo da autora é considerado realista-naturalista. Dentre os principais temas abordados em seus textos, podemos destacar as questões envolvendo o universo feminino. Júlia abordou, por exemplo, o direito ao voto e ao divórcio e o espaço ocupado pelas mulheres na sociedade em que a autora vivia. 

Ainda, as suas obras são marcadas pela exclusão de idealizações em suas obras. A linguagem, por sua vez, é objetiva e voltada para o predomínio razão.

A Literatura de Júlia Lopes de Almeida: principais obras

Dentre as principais obras de Júlia Lopes de Almeida, podemos citar: 

  • Memórias de Marta;
  • A falência;
  • A intrusa;
  • A Silveirinha;
  • Traços e iluminuras;
  • Ânsia eterna;
  • A herança.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.