Vale-gás pode se tornar mensal a partir do segundo semestre

Ala do Governo analisa a possibilidade de transformar o vale-gás nacional em um programa de caráter mensal, ou seja, pago todos os meses

O vale-gás nacional do Governo poderá se tornar um programa mensal, ou seja, pago todos os meses. A ideia está sendo analisada nesta semana pela cúpula do Palácio do Planalto. O plano é inserir mais dinheiro para os pagamentos do projeto, o que permitiria mudanças na frequência dos repasses do novo saldo.

No entanto, o plano ainda está no campo das discussões. Segundo informações de bastidores, o Governo Federal trabalha com duas possibilidades para o vale-gás nacional. A primeira delas é justamente aumentar a frequência dos pagamentos. A segunda é fazer com que o valor pago pelo benefício seja maior do que o atual.

Hoje, o vale-gás nacional realiza repasses de cunho bimestral, isto é, eles são feitos sempre a cada dois meses. Neste ano, por exemplo, as liberações aconteceram nos meses de fevereiro, abril e agora em junho. Antes disso, o Governo chegou a liberar uma parcela ainda no último mês de dezembro de 2021. Os pagamentos ocorrem sempre nos meses pares.

O projeto que cria o vale-gás nacional é de autoria do Congresso Nacional. O texto original afirma que o intervalo de dois meses entre os pagamentos é suficiente para que uma família consiga se sustentar com um botijão de gás de 13kg. Assim, eles consideram que uma mesma casa só precisa receber o benefício a cada dois meses.

Caso a ideia de aumentar a frequência de pagamentos saia do papel, então os usuários receberiam mais seis liberações do vale-gás nacional ainda este ano. Estas aconteceriam nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Logo depois disso, o programa voltaria para o seu formato original, com repasses bimestrais.

Anúncio na segunda (27)

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo na tarde desta quinta-feira (23), o Governo Federal enviará ao Congresso Nacional uma série de documentos oficiais com as propostas de mudanças não apenas no vale-gás, mas também de outros projetos.

O envio está marcado para acontecer já na próxima segunda-feira (27). Os documentos levarão as propostas para mudanças no vale-gás e no Auxílio Brasil. Além disso, eles também darão alguns detalhes sobre um novo voucher para os caminhoneiros.

O novo auxílio social seria pago também pelos próximos seis meses deste ano apenas para os caminhoneiros autônomos. Inicialmente, se imaginava que os pagamentos mensais seriam de R$ 400, mas agora o plano é subir o saldo para R$ 1 mil por mês.

Regras de entrada no vale-gás

Seja como for, as regras de entrada do vale-gás não serão alteradas mesmo com as propostas de mudanças do Governo Federal. De modo que o cidadão não precisa se preocupar com nenhum processo de inscrição no programa social.

Conforme informações do próprio Ministério da Cidadania, o processo de escolha dos usuários que fazem parte do vale-gás nacional acontece de maneira automática. Eles levam em consideração as informações contidas em bases de dados já existentes.

Nesse sentido, é importante manter as informações do Cadúnico sempre atualizadas. No caso específico do vale-gás nacional, o Governo Federal também considera os dados do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) para fins de seleção dos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.