Como o narcisismo pode atrapalhar os seus resultados

Entenda por que o narcisismo pode ser algo tão negativo.

O narcisismo pode atrapalhar os seus resultados tanto na vida pessoal, como em relacionamentos; quanto na vida profissional, com seus colegas de trabalho e até mesmo chefe.

Embora todo mundo seja um pouco narcisista (positiva e negativamente), o excesso dessa característica pode fadar um sujeito ao fracasso.

Pensando nisso, neste conteúdo nós discutimos esse assunto para que você possa refletir conosco. Acompanhe e saiba mais.

O que é narcisismo?

O narcisismo é um conceito complexo. Muitas vezes as pessoas o associam apenas àqueles sujeitos que se vêem como “superiores”, melhores e “imbatíveis”. Mas, o inverso também pode acontecer.

Basicamente, podemos dizer que uma pessoa narcisista sempre acredita que os outros agem pensando nela; sempre acredita que a outra pessoa está fazendo algo contra/a favor dela; tem a certeza de que ou é muito boa em algo e merece um “prêmio”, ou é muito ruim e merece todo o amparo e atenção do mundo.

Viu só como um narcisista não está associado apenas à sensação de ser superior? Pois é!

Uma pessoa que costuma se fazer de vítima e deseja ter todo o carinho e atenção alheia também pode ser vista como narcisista, até certo ponto. Afinal, ela se acha “importante” o bastante para que todos parem tudo o que estão fazendo para atendê-la.

Portanto, o narcisismo é essa atitude de acreditar que tudo gira em torno do narcisista. Tanto as coisas boas, quanto as ruins.

A nível de exemplo, pense sobre aquela pessoa que não admite os seus erros. Ela não aceita que digam que ela está errada. Em paralelo a isso, ela garante que os outros têm inveja das suas conquistas. Isso parece familiar para você? Pois bem!

Agora você já pode ter uma visão um pouco maior sobre esse tipo de pessoa e, a partir disso, vamos ver como o narcisismo pode atrapalhar os seus resultados.

Como o narcisismo pode atrapalhar os seus resultados?

Como foi mencionado logo acima, todas as pessoas são um pouco narcisistas. Afinal, faz parte da nossa sobrevivência sermos “egoístas” de vez em quando, nos colocando em primeiro lugar, certo? Certo.

Mas, e quando o narcisismo passa dos limites? Nesse caso, muitas consequências negativas, e em grande parte silenciosas, podem acontecer.

Por exemplo:

  • Você pode ter dificuldades de aprender com os seus erros, pois não admite que errou e acredita ainda que não foi por sua culpa.
  • Falta de autorresponsabilização, sempre colocando “nas costas dos outros” os motivos pelos quais você falhou.
  • Você pode ter dificuldades nos seus relacionamentos, uma vez que uma pessoa muito narcisista tem dificuldade de escutar o outro.
  • Você pode se tornar uma pessoa muito intolerante, negando qualquer ideia contrária à sua. Consequentemente, pode se tornar uma pessoa autoritária, sem nem perceber.
  • Você pode afastar pessoas, networking e oportunidades por conta dos seus comportamentos.

Viu só como o narcisismo pode atrapalhar os seus resultados? Pois é! Por isso, antes de simplesmente negar uma ideia alheia; esconder um erro ou culpabilizar o outro, reflita sobre si mesmo. Pense mais sobre as suas atitudes e seja uma pessoa mais tolerante.

Ninguém é perfeito nem nunca será. Reconheça isso. Reconheça as suas falhas e jamais permita que o narcisismo comande a sua forma de ser. Da mesma maneira, fuja do vitimismo, assuma a sua posição na vida e olhe mais para si – sem focar no que “os outros pensam de você”. Acredite, às vezes eles nem pensam…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.