Não tenho perspectiva de futuro; o que fazer?

Veja algumas dicas que podem ser interessantes.

Não tenho perspectiva de futuro, o que posso fazer?

Você tem se feito essa pergunta? Tem se sentido uma pessoa com pouca ou nenhuma perspectiva de futuro? Então, antes de qualquer coisa, saiba que essa sensação pode fazer parte da rotina e vida de muitas pessoas. E, por segundo, saiba que ela também pode ser trabalhada em psicoterapia e acompanhamento psicológico.

Isso quer dizer que a falta de perspectiva pode aparecer por diversos motivos, mas também pode ser escutada e sublimada em algo mais positivo e interessante. No decorrer deste texto daremos alguns apontamentos nesse sentido. Continue lendo.

Não tenho perspectiva de futuro! O que fazer?

Se você costuma dizer que não tem perspectiva de futuro, o primeiro ponto que deve levar em consideração é que não há uma receita, ou passo a passo, que simplesmente faça com que a perspectiva surja da noite para o dia. E sabe por que isso não existe? Porque seria totalmente injusto e negligente com você.

Afinal, pare e pense sobre qualquer sentimento e emoção que sentimos… Se pudéssemos, simplesmente, arrancá-los de dentro de nós, poderia parecer “mais fácil”, mas, na verdade, seria negligente. Deixaríamos de lado crescimentos, ensinamentos e mudanças importantes, focando apenas em um comportamento robotizado e automático, não acha? 🙂

Por isso, quando você se sentir desesperançoso com o futuro, não busque frases ou caminhos de autoafirmação que deixem, simplesmente, de lado o que você sente. Isso porque a falta de perspectiva de futuro pode estar associada a muitas causas, e, por isso, não possui “um remédio pronto”.

Você pode estar se sentindo assim porque perdeu o emprego; perdeu alguém que ama; está com medo do futuro… São muitas possibilidades. Por isso, o melhor a se fazer, antes de tudo, é saber escutar essa sua angústia.

Não tente “engoli-la” e não aceite que digam isso a você. Tampouco aceite que as pessoas digam que “a vida é assim mesmo, você tem que ser forte”. Embora devamos ser fortes em algum momento, é impossível ser forte o tempo todo. E quando nos damos conta disso, muita coisa pode mudar internamente.

Lembre-se de que esse momento pode sim estar sendo difícil, mas ao mesmo tempo ele está construindo muita coisa dentro de você. É nesses momentos que podemos desenvolver a nossa força e diversos conhecimentos sobre a vida.

A psicoterapia e o autoconhecimento podem ajudar

Partindo do pressuposto e da reflexão do tópico anterior, gostaríamos de deixar aqui um apontamento que pode ser útil: a psicoterapia e o autoconhecimento.

É através desses exercícios que você se torna capaz de compreender quais são os gatilhos emocionais que estão por trás da frase “não tenho perspectiva de futuro”. Ao mesmo tempo, é com o acompanhamento psicológico que você poderá decodificar essa sensação, buscando caminhos mais promissores e felizes para a sua vida.

Entenda que a falta de perspectiva não é algo sólido e imutável. Ela pode surgir em decorrência de um episódio específico. E assim como ela surge, ela também pode ir embora. Mas, para isso é necessário dar atenção à sua saúde mental. E, para isso, a psicoterapia e a escuta das emoções e sentimentos podem ser bem valiosas.

Não guarde isso para você. Busque apoio! As faculdades de Psicologia oferecem atendimento gratuito, e esse atendimento pode ajudar você. Cuide-se.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.