Tenho medo do futuro: O que posso fazer?

Como lidar com esse medo do que está por vir?

Tenho medo do futuro, o que posso fazer?!

Você já se perguntou dessa forma? Já parou para pensar sobre o assunto? Se sim, convidamos você para seguir neste conteúdo e refletir, junto com a gente, sobre algumas alternativas para lidar com o medo do futuro.

Afinal, ter um pouco de ansiedade é natural. Mas, quando essa ansiedade se transforma em um medo intenso do futuro, precisamos olhar com mais atenção para a situação.

Para isso, continue lendo este texto e vamos refletir juntos! 🙂

Tenho medo do futuro: O que posso fazer?

Como dito acima, sentir ansiedade diante das situações futuras é bem comum. O problema nasce, no entanto, quando essa ansiedade se transforma em uma constante frase repetida: tenho medo do futuro.

Quando esse medo se torna muito intenso e repetitivo, é preciso dar mais atenção à situação. Afinal, é bem possível que você esteja postergando algumas decisões por medo das consequências delas.

Sendo assim, veja os apontamentos abaixo e vamos pensar, juntos, em estratégias para lidar com o medo do futuro:

Assuma a responsabilidade sobre a sua vida pessoal e profissional

Muitas vezes nós dizemos “tenho medo do futuro” por uma causa relativamente simples: não fazemos planos.

Não há como termos mais segurança diante do futuro se, simplesmente, não assumirmos a nossa responsabilidade diante dele, concorda?

Por isso, um bom plano de vida e de carreira podem ser uma boa alternativa frente ao medo do que está por vir. Aqui, poderemos traçar metas, objetivos e passos necessários para se conquistar um sonho.

E à medida que vamos cumprindo os passos e as metas, tendemos a nos sentir mais seguros e motivados diante da vida, como um todo. E isso vale tanto para as questões profissionais, quanto pessoais.

Lembre-se que o hoje é consequência do ontem

Quando paramos para refletir sobre o futuro, muitas vezes deixamos de lado o papel importante que o passado tem em nossas vidas.

Sendo assim, comece a ponderar sobre o quanto o seu hoje é uma consequência do que aconteceu ontem. Perceba que essa consequência nem é tão ruim assim…

Agora, imagine você planejando o seu amanhã, no hoje. As consequências poderão ser mais positivas ainda!

É claro que não podemos ter o controle sobre todas as coisas. Mas, devemos focar naquelas que estão em nosso alcance. O que está fora disso, nós resolvemos mais tarde, se porventura acontecer. 😉

Desenvolva novas habilidades que lhe tragam segurança

O medo do futuro, assim como qualquer outro medo, retrata uma falta de habilidade sobre algo. É como se o nosso cérebro usasse a sensação do medo para fazer com que fujamos ou lutemos diante de algo desconhecido.

Sendo assim, se você costuma dizer “tenho medo do futuro”, que tal desenvolver novas habilidades que lhe tragam segurança?

Vale planejar novas habilidades para o trabalho, para os relacionamentos, para os estudos… Quanto mais você se “prepara” para atuar de determinada forma no futuro, mais segurança você desenvolverá. Foque nisso!

 

> Lembre-se ainda de que a psicoterapia pode ajudar quando o medo for muito intenso, pois assim você reconhece os reais gatilhos do medo e pode lidar diretamente com eles.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.