Autocuidado no ambiente de trabalho: O que é?

Entenda o que é e qual a importância do autocuidado no ambiente de trabalho.

autocuidado no ambiente de trabalho pode promover efeitos surpreendentes no bem-estar e na produtividade de qualquer pessoa. Isso porque nos sentimos mais dispostos, felizes, focados e descansados, quando simplesmente respeitamos nossos limites, cuidamos do nosso corpo e da nossa mente, e criamos uma rotina mais saudável.

Por isso, no decorrer deste texto nós apontamos mais precisamente o que é esse autocuidado no trabalho, como ele pode ser feito e por que ele é tão importante. Acompanhe e fique por dentro.

O que é o autocuidado no ambiente de trabalho? Como ele pode ser implementado?

O autocuidado no ambiente de trabalho não está associado àqueles cuidados com a pele, beleza ou cabelos, que costumamos ver relacionados ao ato de cuidar de si. Mas sim, esse autocuidado tem mais a ver com a saúde mental, os limites pessoais e a rotina de maneira geral. Abaixo você compreenderá com mais detalhes:

1- Investir em hábitos qualificados

Investir em hábitos saudáveis é uma forma de praticar o autocuidado no ambiente de trabalho, uma vez que você mantém mente e corpo conectados e saudáveis. Veja alguns exemplos:

  • Beber água ao longo do dia de trabalho é uma forma de autocuidado. Além de manter o corpo mais saudável, também impacta na saúde do cérebro e, consequentemente, no seu rendimento.
  • Movimentar o corpo, evitando elevadores e posições sentado ou em pé o dia inteiro. Essas ações diminuem, por exemplo, desconforto físicos e dores que podem atrapalhar o trabalho de qualquer pessoa.
  • Ter um espaço bem organizado, limpo e arrumado, para assim manter a mente mais focada no que é essencial, e evitando distrações. Ao mesmo tempo, deixa você mais feliz e motivado.

2- Respeitar os limites e dar pausas interessantes

Respeitar os limites e não aceitar qualquer demanda para “agradar o chefe” também é uma forma de incentivar o autocuidado no ambiente de trabalho. Afinal, dessa forma você estará respeitando o seu corpo e sua mente, evitando aquela sobrecarga emocional e o esgotamento.

O mesmo vale para a pausas entre o trabalho: são elas que restauram as energias e garantem mais produtividade. E, ao mesmo tempo, demonstram um cuidado com a mente.

3- Não negligenciar os cuidados com a saúde mental

Sabe quando aparece aquele sentimento de desesperança, ou aquela ansiedade diante de um trabalho importante? Pois bem, se você negligenciar essas sensações e emoções, estará deixando de lado a sua saúde mental e o autocuidado.

No caminho contrário, se você se afastar do gatilho emocional e refletir sobre o que sente (inclusive conversando), perceberá que se sentirá mais leve. E isso, no agregado, garante um bem-estar e mais qualidade de vida no trabalho.

Por que o autocuidado no ambiente de trabalho é tão importante?

O autocuidado no ambiente de trabalho garante um dia a dia mais leve, com menos sobrecarga e, ao mesmo tempo, mais produtivo e motivador. É curioso como conseguimos trabalhar mais quando estamos felizes e, para estarmos felizes, devemos respeitar os limites e nunca sobrecarregar a nossa mente e nosso corpo.

Implemente bons hábitos de autocuidado no seu trabalho e veja o quanto isso pode mudar a sua vida. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.