Por que não consigo me desligar do trabalho?

Por que não consigo me desligar do trabalho? O que posso estar fazendo de errado?

Essas perguntas soam familiares para você? Nós entendemos! Às vezes, realmente é difícil se desligar do trabalho, mesmo quando estamos nos momentos de folga no fim de semana.

Porém, quando essa preocupação é recorrente e excessiva, a saúde mental pode começar a ser impactada negativamente. Por isso, dar atenção a essa situação é importante para buscar subsídios para lidar com isso.

Pensando nessas questões, fizemos este conteúdo com uma série de informações relevantes sobre a temática. Considere refletir conosco sobre o assunto!

Por que não consigo me desligar do trabalho?

Por que não consigo me desligar do trabalho? Na realidade, não existe só uma resposta para essa pergunta. Inclusive, é interessante que você mesmo reflita sobre esses motivos, a fim de compreender a sua realidade.

Afinal, cada indivíduo é único e lida com o seu trabalho de uma forma singular. Algumas pessoas podem ter mais dificuldades para se desligar do trabalho, enquanto outras conseguem separar bem a vida pessoal da profissional.

Isso significa que não existe uma pílula que ajude você a “apagar” as preocupações da mente quando não está no trabalho. Porém, existem ações que podem ajudá-lo a refletir sobre o que pode estar acontecendo, buscando maneiras de minimizar o problema.

Abaixo apontamos algumas dessas ações para que você se inspire e inicie a sua autoanálise.

1. Falta de organização

Muitas vezes, a dificuldade para se desligar do trabalho pode estar associada com uma falta de organização. Se você não tem uma agenda estruturada, não sabe nem qual é o seu horário de trabalho e tem dificuldades para organizar as prioridades, esse pode ser um dos motivos pelos quais você não consegue se desligar.

Pois pare e pense: a desorganização pode fazer com que você esteja sempre correndo atrás do “tempo perdido”, o que sobrecarrega a rotina e impacta a sua forma de encarar o trabalho.

2. Autocobrança excessiva

A preocupação excessiva com o trabalho também pode resultar na dificuldade para se desligar dele. Afinal, se você está sempre se cobrando de maneira excessiva, querendo atingir mais e mais resultados, preocupando-se com cada passo que deve ser dado, como poderá se sentir tranquilo nos momentos de descanso?

3. Dificuldade para dizer “não”

Devido ao fato de que a dificuldade para dizer “não” pode ser o caminho para sobrecarregar a agenda, esse também pode ser um dos motivos pelos quais você diz “não consigo me desligar do trabalho”.

Afinal, com o excesso de atividades abocanhando a maior parte da sua rotina, como será possível se desconectar do que acontece na empresa?

4. Pressão na empresa

A pressão na empresa também pode resultar em uma preocupação constante, inclusive nos momentos de folga. Neste caso, conversar com o chefe sobre a cobrança excessiva e tomar medidas nesse sentido é muito importante.

Priorize a sua saúde mental, cuidado com os limites que vêm sendo ultrapassados e coloque-se sempre em primeiro lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.