Cobrança excessiva no trabalho: como lidar com isso?

Quando há uma cobrança excessiva no trabalho por parte do chefe e dos líderes, é muito comum sentir alguns efeitos no dia a dia. Por isso, aprender a lidar com a cobrança – quando ela não passa dos limites – é uma peça-chave para nos mantermos em constante crescimento profissional.

Porém, como podemos fazer isso? Quais ações minimizam a cobrança excessiva e contribuem com a criação de um espaço mais tranquilo e saudável?

Neste texto, apresentamos algumas ideias que partem dessas reflexões. Acompanhe-nos.

Como lidar com a cobrança excessiva no trabalho?

A cobrança excessiva no trabalho pode ser prejudicial para o desenvolvimento dos colaboradores. Porém, sabemos que nem todos os líderes dão atenção para essa premissa.

Nesses casos, o ideal é que o funcionário coloque em prática algumas medidas que possam ajudá-lo, visando elevar a sua qualidade de vida no ambiente laboral.

Lembrando que cobranças que extrapolam limites e são feitas sob ameaças ou constrangimentos podem ser caracterizadas como assédio moral. Nessas situações, o ideal é conversar com um advogado, certo?

Dito isso, vamos agora às dicas que podem ajudar em situações mais leves:

1. Alinhamento de expectativas

Alinhar as expectativas sobre um projeto ou serviço pode ser um bom começo. Em algumas situações, a cobrança excessiva no trabalho surge devido à falta de alinhamento.

É o caso de o chefe esperar o resultado X, mas o funcionário fazer o trabalho Y.

Se ambos conversassem sobre os caminhos que podem ser atingidos e quais as melhores formas de atuar em tal situação, talvez isso pudesse ser evitado.

Sendo assim, considere conversar com o seu chefe sobre os projetos importantes, sabendo o que ele espera atingir e apresentando o que você acredita que será capaz de executar, dentro dos limites possíveis.

2. Traçar metas em conjunto

As metas podem e deveriam ser traçadas em conjunto. Dessa maneira, é possível discutir com o líder quais passos são possíveis de serem dados de uma forma hábil e sem forçar a situação.

Assim, antes mesmo de ocorrer novos episódios de cobrança excessiva no trabalho, você deixará claro o que está ao seu alcance, de acordo com as metas.

3. Explanar e ser sincero quando algo ultrapassar os limites

Se porventura as cobranças estiverem passando dos limites, você pode conversar com a liderança.

Fale, com respeito e clareza, que determinadas metas estão sendo exorbitantes para o momento.

Pondere sobre os caminhos que podem ser atingidos por ora e considere mostrar que as metas mais altas precisam, apenas, de um prazo mais esticado.

4. Estabelecer passos para serem seguidos

Estabelecer passos para desenvolver as suas obrigações, focando em cada etapa por vez, pode ajudá-lo a ter um desempenho mais saudável no trabalho.

Consequentemente, estima-se que essa ação ajude a diminuir a cobrança excessiva no trabalho.

Inclusive, a cada etapa importante que é concluída, você pode atualizar a liderança sobre o desenvolvimento do projeto, deixando-os a par do que acontece e reduzindo neles a necessidade de sempre procurar saber como andam as coisas e quais são os prazos.

 

Experimente as dicas que fizeram sentido para você e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.