Dicas de estudo: como evitar a procrastinação

O cérebro humano tende, por natureza, a ser procrastinador. Talvez você ache que esse hábito é apenas mera preguiça, mas isso nem sempre é verdade. Há outros aspectos, comportamentais, físicos e psicológicos que interferem no desempenho dos estudantes na hora do estudo.

A falta de disciplina e a má alimentação são alguns dos fatores que podem afetar o aprendizado e resultar na procrastinação. Confira abaixo uma lista com algumas dicas que vão te ajudar a fugir desse hábito prejudicial.

Dicas para evitar a procrastinação nos estudos

Em primeiro lugar, é preciso encontrar uma fonte de motivação. Isso vai te dar um ânimo a mais para focar nos objetivos. Além disso, é importante tirar tempo para organizar suas metas e criar ferramentas para alcançá-las. Nesse sentido, é interessante criar um calendário para acompanhar seu progresso durante as semanas.

Outra atitude é se afastar de qualquer tipo de distração que possa desviar sua atenção das tarefas. Portanto, ao estudar, mantenha o celular desligado, e procure um ambiente silencioso e organizado. Evite estudar ouvindo música ou assistindo TV.

Além disso, elabore um planejamento detalhado. Crie uma rotina equilibrada, levando em conta a quantidade de demandas e também seu ritmo de aprendizado. Divida as atividades por etapas e determine prazos para finalizar cada uma delas.

Lembre-se de não planejar metas inalcançáveis. Entenda suas limitações e se esforce para organizar sua rotina da maneira mais produtiva. Não deixe de reservar tempo para diversão, pois recompensar o cérebro é importante e contribuir para manter a motivação. Essas são algumas alternativas para manter a mente tranquila e driblar a procrastinação nos estudos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.