Mude Seus Hábitos Econômicos e Melhore Seu Fluxo Financeiro

Economia orgânica e seus hábitos financeiros

A economia deve ocorrer de forma orgânica. No entanto, até que isso seja algo natural, é importante que se atente aos seus hábitos para que direcione seu fluxo financeiro.

Muitas vezes os hábitos nocivos estão naturalizados por conta de nosso histórico e criação. Por isso, pode ser difícil mudar um hábito.

Sendo assim, não se cobre em demasia, naturalmente em qualquer processo de mudança você pode dar um passo para trás, mas isso não significa que você está fracassando, nenhum processo é linear.

O importante é que não desista do seu objetivo de ter melhores hábitos para que possa melhorar a sua saúde financeira, ainda que seja aos poucos. Por isso, atente-se ao hábito para mudar.  São pequenas alterações que permeiam as mudanças nos hábitos financeiros e em outras áreas da vida.

Faça uma reserva de emergência dentro do seu fluxo financeiro pessoal

 A reserva de emergência é uma necessidade para todos. No entanto, não é um hábito do brasileiro. Por isso, muitas pessoas acabam se endividando e numa situação em que ocorre um fator externo não controlável, como a pandemia na qual estamos vivendo, fica muito difícil equilibrar as finanças pessoais.

Por isso, direcione uma porcentagem do orçamento para uma reserva de emergência. Ainda que no início possa direcionar um valor relativamente baixo, lembre-se de que ao alterar a forma como pensa sobre o dinheiro, a tendência que consiga viabilizar melhorias em seu fluxo financeiro.

 Controle todos os seus custos fixos e variáveis

Nas empresas é comum que seja preciso realizar um fluxo de caixa, exatamente para controlar as entradas e saídas financeiras.

No entanto, o fluxo de caixa viabiliza a rotina financeira das pessoas físicas. Sendo assim, deveria ser um hábito de muitas pessoas. Pois, ao analisar a rentabilidade e o que é primordial para a sobrevivência, fica mais fácil verificar quais são os itens que podem ser riscados do seu consumo ou diminuídos.

 Por exemplo, as contas de consumo são primordiais, então deve-se pagar água, energia elétrica, telefone, as compras de mercado ,escola, plano de saúde etc.

Pequenas mudanças e o direcionamento do hábito financeiro

Entretanto, os custos variáveis estão diretamente relacionados aos hábitos pessoais. Sendo assim, você pode melhorar suas finanças pessoais deixando de adquirir um produto ou serviço, cancelando um streaming, trocando uma conta bancária tradicional por uma conta em uma fintech, cancelando o cartão de crédito comum para adquirir um cartão de crédito sem anuidade, enfim, são diversas maneiras possíveis para que possa diminuir seus custos referentes aos gastos variáveis.

Por isso, esse controle deve acompanhar seu processo. Dessa forma, poderá ter foco e ajustar a sua rotina de modo que seja natural para você economizar dinheiro e possuir uma reserva financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.