MTur: a elevação da comercialização dos serviços de turismo impacta a economia de forma positiva

A elevação da comercialização dos serviços de turismo impacta a economia de forma positiva. Confira apontamentos oficiais do MTur!

Os meses de abril a junho, segundo trimestre do ano, registraram números positivos para a hotelaria brasileira, de acordo com divulgação realizada na data desta publicação, 10 de agosto de 2022, pelo Ministério do Turismo (MTur).

MTur: a elevação da comercialização dos serviços de turismo impacta a economia de forma positiva

Segundo a divulgação oficial, o segmento de resorts ultrapassou em todos os indicadores os resultados de 2019, antes da pandemia de coronavírus.  Já as agências de turismo, que comercializam diárias em hotéis, dentre outros serviços, também alcançaram crescimento. Na comparação com o mesmo período do ano passado, 52,1% dos hotéis faturaram mais em consequência de uma elevação da demanda, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Informações oficiais

Segundo os dados oficiais do Ministério do Turismo (MTur), os segmentos mais procurados, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (10.08) pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), foram de sol e praia (56,2%), seguidos de cruzeiros (49,3%) e turismo cultural (45,1%). 

A divulgação oficial ressalta que, mesmo com o retorno das viagens internacionais, a maior parte dos serviços comercializados continuou sendo para viagens nacionais, com 60% de vendas de pacotes nacionais e 40% de internacionais.

Destinos preferidos pelos turistas

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), em relação aos destinos mais procurados, ainda segundo a ABAV, a lista inclui Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

Ainda segundo a entidade, a expectativa é de que o faturamento de 2022 das agências associadas se aproxime ou até supere os R$ 33,9 bilhões comercializados em 2019, antes da pandemia causada pelo coronavírus.

O balanço divulgado recentemente pela Resorts Brasil apontou que os empreendimentos associados registraram crescimento de 25% na taxa de ocupação entre os meses de abril a junho de 2022 ante o mesmo período de 2019 (pré-pandemia), informa o Ministério do Turismo (MTur).

A receita operacional por quarto ocupado (TrevPOR), no segundo trimestre, já desconsiderada a inflação acumulada no período e já é 4% superior ao mesmo período de 2019. São considerados resorts os hotéis de praia ou campo que contam com amplas instalações de lazer, oferecendo experiências completas aos hóspedes, explica o Ministério do Turismo (MTur). O Brasil conta, atualmente, com 131 resorts no país que ofertam 31.059 quartos, a maioria (81) em praias.

A ampliação do setor e o impacto econômico positivo

Ainda segundo a pesquisa da Resorts Brasil foram identificados quatro projetos futuros de resorts, que devem ampliar em 997 a oferta de quartos no país. Sendo assim, os dados oficiais do Ministério do Turismo (MTur) demonstram a importância do setor de turismo para a economia nacional, bem como, para o empreendedorismo regional, haja vista, a riqueza cultural do nosso país. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.