Motivos que impedem o aumento do limite do seu cartão de crédito

Atualmente o uso do cartão de crédito faz parte da rotina de milhões brasileiro. Entretanto, existe uma dúvida que deixa muitos usuários inquietos, porque, mesmo pagando a fatura em dia, o limite do meu cartão de crédito não aumenta nunca.

Resumidamente, o limite do cartão de crédito se define com base em uma avaliação de crédito que é feita de forma regular pela instituição financeira. Nesta análise, vários são os pontos analisados, tais como o pagamento de contas e o comprometimento da renda do cidadão, neste ponto que entra o famoso “Score do Serasa”.

O que é o Score do Serasa?

O limite do cartão de crédito é feito com base no Score do Serasa, contudo antes de saber como funciona o Score, é necessário saber o que ele é. O Score é uma pontuação que indica para o mercado se você é um bom pagador. Esta pontuação de crédito vai de 0 a 1.000 e representa as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses.

Ou seja, o Score é um cálculo estatístico que ajuda as empresas a entenderem qual é o nível de risco de dar crédito a você com base no seu comportamento. Para essa pontuação, é aplicado às seguintes regras:

  • Uma pontuação maior aumenta as suas chances de conseguir crédito no mercado;
  • Já uma pontuação menor diminui e muito essas chances.
  • Quem tem mais dívidas também terá uma nota menor do que quem paga as contas em dia.

É também com base nesse Score que o custo de crédito tende a variar de pessoa para pessoa. Veja a seguir as faixas de classificação do Score:

  • 0 a 300 ? Baixo
  • 301 a 500 ? Regular
  • 501 a 700 ? Bom
  • 701 a 1000 ? Excelente

Isso significa que quem possui um Score acima dos 500 pontos já está na faixa considerada como boa pontuação, com ótimas chances de conseguir acesso à crédito nas instituições financeiras. Mais importante do que se preocupar com as pequenas variações nas pontuações é focar em estar sempre nas faixas entre Bom e Excelente.

Liberação do limite do cartão de crédito

A liberação de crédito é feita com base no teto que aquela pessoa pode ter, de acordo com a sua movimentação financeira. E assim, mesmo ao pagar as contas em dia, o banco pode não aumentar o seu limite porque não houve uma alta na sua renda.

Devido a isso, na maioria das vezes, quando você vai pedir um cartão de crédito o banco costuma solicitar que você confirme a sua renda. Além disso, é necessário adicionar informações de renda, para que a partir dali, seja possível elevar o seu limite.

Entretanto, caso o banco identifique que aquele limite disponibilizado já é o limite aceitável e compatível com a sua renda, é provável não conseguir uma alta no seu limite. Por fim, é importante mencionar que cada banco tem as suas políticas para liberação de limite do cartão de crédito. Sendo assim, enquanto um banco pode liberar mais limite, outro pode negar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.