Motivação do time de trabalho: Como incentivar?

Conseguir incentivar a motivação do time de trabalho nem sempre é fácil, não é mesmo? Se o time é pouco unido, esse problema pode ser ainda maior.

No entanto, o gestor não pode desistir! É necessário colocar algumas medidas em prática para viabilizar o desenvolvimento da equipe.

A seguir, você encontra algumas dessas medidas. Acompanhe e inspire-se para impulsionar o seu time!

Como incentivar a motivação do time de trabalho?

Existem algumas maneiras de impulsionar a motivação do time de trabalho. Cabe a você, gestor, conhecer bem a sua equipe para oferecer a ela o suporte necessário. Isso porque nem todas as pessoas responderão da mesma forma a um mesmo estímulo, certo?

Sendo assim, lembre-se de que a escuta ativa sempre será uma peça-chave no seu dia a dia. Escute o que os seus colaboradores têm a dizer, implemente estratégias com base nas sugestões trazidas por eles, e assim por diante.

Quanto mais você organizar as suas ações se pautando na equipe de fato, maiores serão os resultados positivos.

Com isso em mente, veja as nossas sugestões abaixo e analise o que pode vir a ser interessante para o seu caso:

1. Crie um espaço para que o diálogo aconteça

É necessário que a sua empresa ofereça um espaço para o diálogo. Sem esse espaço, as insatisfações não podem ser enunciadas, e as pessoas tendem a se sentir negligenciadas. Consequentemente, a desmotivação pode surgir.

Por isso, crie canais de comunicação que possam ajudar os seus colaboradores na hora de cada um deles se expressar. Isso é fundamental para que todo mundo se sinta parte da empresa, e não uma mera engrenagem produtiva.

2. Conheça cada colaborador e delegue de forma inteligente

Esteja sempre por perto dos seus colaboradores, para assim conhecer cada um deles. Entenda esse “conhecer” como escutar o que cada um tem a dizer, ouvindo com atenção, conhecendo as habilidades e os pontos fracos dos colaboradores, e assim por diante.

Quando você passa a ter essa visão mais profunda dos seus colaboradores, maiores são as chances de você delegar as tarefas de maneira organizada. Delegue com coesão, a fim de manter a motivação do time de trabalho.

3. Estabeleça metas em conjunto

As metas não devem ser estabelecidas apenas pelo gestor. Se você realmente quer incentivar a motivação do time de trabalho, você precisa incluir cada um deles nas tomadas de decisão.

Analisem o que deve ser melhorado e trabalhem na construção de boas metas, visando o crescimento e desenvolvimento de todos.

4. Revisite as metas de forma recorrente

De forma recorrente, revisitem essas metas que foram estabelecidas. Tê-las sempre à altura dos olhos é uma forma de manter aquele “gás” a mais no dia a dia de trabalho. Não engavete os objetivos!

5. Remaneje o que for necessário

Sempre que houver necessidade, remaneje as demandas de um colaborador; remaneje as metas que foram estabelecidas; mude a rotina de trabalho se for necessário; e assim por diante.

Não seja engessado e imutável. Entenda que o trabalho e as relações humanas são dinâmicas. Prepare-se para mudanças e ofereça, assim, a motivação para o time de trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.