MME: Brasil irá sediar eventos globais de energia limpa em 2024

O Brasil irá sediar eventos globais de energia limpa em 2024, focando na economia verde. Confira informações do MME!

O Brasil exercerá a presidência do G20 e sediará a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa e a 9ª Reunião Ministerial da “Missão Inovação”, de acordo com informações do Ministério de Minas e Energia (MME).

MME: Brasil irá sediar eventos globais de energia limpa em 2024

O Brasil foi escolhido, por unanimidade, para sediar, em 2024, a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa (“Clean Energy Ministerial”, CEM) e a 9ª Reunião Ministerial da “Missão Inovação” (“Mission Innovation”, MI), como reconhecimento do perfil limpo da matriz energética brasileira e do papel de liderança exercido pelo país nessa área, de acordo com recente divulgação do Ministério de Minas e Energia (MME), realizada na data desta publicação, 23 de setembro de 2022.

O Brasil ganha destaque no G20

No mesmo ano, o Brasil exercerá a presidência do G20, grupo das principais economias do mundo, e vinculará os dois eventos à Reunião Ministerial de Energia do agrupamento, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

Plataformas trocam informações relevantes

A CEM e a MI são plataformas multilaterais que reúnem países em desenvolvimento e desenvolvidos, além de organizações internacionais e empresas, com o objetivo de acelerar a transição para as energias limpas ao redor do mundo, explica o Ministério de Minas e Energia (MME).

Foco em pesquisa e inovação

Os projetos de colaboração internacional desenvolvidos pelas plataformas buscam estimular pesquisa e inovação, assim como aspectos vinculados à comercialização de tecnologias de energia limpa em larga escala, de acordo com a recente divulgação oficial.

A economia verde é um destaque dos eventos

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil é membro fundador dessas plataformas e co-lidera iniciativas de alto perfil na CEM, como linhas de trabalho voltadas à modernização dos sistemas elétricos e a Plataforma para o Biofuturo, projeto multilateral dedicado a ampliar a utilização da bioenergia e promover a bioeconomia sustentável em todo o mundo.

Energia limpa

Os encontros serão realizados na cidade de Foz de Iguaçu (PR), no campus de Itaipu Binacional, usina hidrelétrica líder mundial em geração de energia limpa, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

A economia verde e o crescimento econômico global

É muito importante que a economia verde seja uma pauta global em diversos aspectos. Visto que é necessário considerar a sustentabilidade nos projetos futuros, para que o crescimento econômico não ocorra em detrimento de uma melhoria necessária quanto ao meio-ambiente.

Portanto, esse destaque é de extrema relevância, pois demonstra que as políticas públicas voltadas à sustentabilidade estão dando resultado e destacando o país. Além disso, as reuniões realizadas de forma global permitem uma troca importante no que tange às ações sustentáveis dentro do ciclo da economia verde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.