MME aponta elevação da oferta de energia hidráulica

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou o Boletim Mensal de Energia referente ao mês de junho de 2022. Confira informações!

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta sexta-feira (16/9), o Boletim Mensal de Energia referente ao mês de junho de 2022. De acordo com a publicação oficial, houve um aumento de 10,9% na oferta de energia hidráulica no ano, mesmo com recuo de 20,4% da importação de Itaipu. 

MME aponta elevação da oferta de energia hidráulica

Além disso, a estimativa é que a Oferta Interna de Energia (OIE) cresça em torno de 1,0%, ressalta o Ministério de Minas e Energia (MME). A maior oferta hidráulica e o decréscimo da participação das termelétricas geram menores perdas durante a geração e impactam em um índice menor de crescimento da Oferta Interna de Energia (OIE), quando comparado ao Consumo Final de Energia (CFE). 

Expectativas sobre o CFE

Ainda de acordo com a publicação do Ministério de Minas e Energia (MME), espera-se que o Consumo Final de Energia (CFE) chegue a 2,6%, com as renováveis subindo de participação, de 44,7% para 46,4%.

Segundo destaca o Ministério de Minas e Energia (MME), para a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), indica-se um aumento de 3,0%, sendo 2,0% no Sistema Interligado Nacional (SIN) e 10,0% na autoprodução e na Geração Distribuída (GD), com as renováveis atingindo uma participação de 83,8% em 2022. 

Projeções sobre o consumo de eletricidade sem autoprodução

Já o consumo de eletricidade, sem autoprodução, segue em alta em todos os segmentos, crescendo 1,6% sobre junho de 2021 e 1,9% no acumulado no ano, com especial destaque para o comercial, com alta de 7,0% no mês e de 9,1% no ano, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

De acordo com as informações oficiais, o Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações e Estudos Energéticos (DIE), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do Ministério de Minas e Energia (MME).

Petróleo continua em queda no mês 

Segundo o documento oficial do  Ministério de Minas e Energia (MME), a produção de petróleo recuou 2,5% em junho de 2022, sobre igual mês de 2021, e apresentou queda de 1,5% em relação ao mês de maio de 2022. No entanto, acumula alta de 1,6% no ano. A produção de gás natural também recuou (-2,1%) em junho, e acumula alta de 1,4% no ano. 

Metalurgia e mineração 

Além disso, a produção de aço recuou 4,8% sobre junho de 2021 (-2,8% no ano), com avanço de 1,6% sobre maio. As exportações de minério de ferro recuaram 3,3% no mês (-8,5% no ano), mas tiveram aumento significativo em relação ao mês anterior (36,6%). Para consultar o documento de forma integral, acesse a plataforma do Ministério de Minas e Energia (MME).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.