Economia verde: representantes do setor industrial discutem a energia renovável e outras ações sustentáveis

Representantes do setor industrial discutem a energia renovável e outras ações sustentáveis. Saiba mais sobre a economia verde!

A economia verde é uma necessidade para solucionar as questões climáticas atuais, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Economia verde: representantes do setor industrial discutem a energia renovável e outras ações sustentáveis

De acordo com recente divulgação oficial, na última terça-feira (16/08) ocorreu um debate organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para discutir a agenda climática e os avanços do Brasil em direção a uma economia de baixo carbono.

Conforme ressalta o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Brasil tem a vantagem de contar com uma matriz energética renovável e capacidade tecnológica para realizar esse processo. De acordo com a informação oficial, o cenário nacional bateu recorde na produção de energia eólica, com 21 gigawatts, e de energia solar, com 14 gigawatts.

Assim sendo, essas fontes barateiam o custo de energia no Brasil e, com a ajuda da tecnologia da indústria, o país vai chegar a uma economia neutra em carbono até 2050.

O Brasil possui potencial para uma economia verde

Conforme destaca o Ministério do Meio Ambiente (MMA), são muitas as iniciativas de incentivo à economia verde, como a que zerou os impostos federais para aquisição de equipamentos para usinas de biogás e biometano, e o decreto que criou o mercado regulado de carbono. 

Outra iniciativa apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) foi a possibilidade de financiar a produção do biometano e do hidrogênio verde com recursos do Fundo do Clima, por meio do BNDES.

Redução de emissões nocivas ao meio ambiente

O evento “Estratégia da Indústria para uma economia de baixo carbono” reúne especialistas nacionais e internacionais, empresários, federações e associações do setor industrial para discutir a contribuição do país para atingir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, estabelecidas no Acordo de Paris, e as oportunidades de negócios para a descarbonização da indústria brasileira, informa o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Indústria sustentável 

Ainda no evento, o ministro do Ministério do Meio Ambiente (MMA) lembrou que o Brasil negociou com 1974 países o acordo que reduz a poluição de plástico em todo o mundo. Segundo ele, com a pandemia e a guerra na Ucrânia, o mundo passou a procurar países próximos e com energia verde, e que isso é uma grande oportunidade para o Brasil.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA). informa que o debate faz parte da preparação da indústria para a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que ocorre em novembro, no Egito. Para o ministro do Meio Ambiente, essa será uma COP da indústria sustentável e da energia renovável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.