Ministro diz que Governo vai alterar Reforma Trabalhista

Em entrevista, Ministro do Trabalho disse que Reforma Trabalhista tem falhas e que vai passar por mudanças ainda este ano.

A Reforma Trabalhista vai passar por uma série de alterações ainda neste ano de 2023. Foi o que disse o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT) em entrevista ao portal Uol divulgada nesta quinta-feira (8).

De acordo com o chefe da pasta trabalhista,  a ideia é dialogar com empresários e empregados para tratar sobre o tema no Congresso Nacional no segundo semestre. Um dos pontos que podem passar por uma alteração é a questão da terceirização.

Na visão de Marinho, este sistema teria favorecido os empregadores e prejudicado os empregados. Ele defende que seja feita uma revisão do modelo no segundo semestre, e disse que está confiante em uma boa resposta do Congresso Nacional.

“A questão da terceirização foi feita de forma muito abrangente. E levando a um processo trágico para as relações de trabalho, especialmente no campo. Ele também levou a um processo de subcontratações, chegando ao trabalho análogo à escravidão”, disse o Ministro na entrevista ao Uol. Ele enfatizou que a terceirização teria relação com a qualidade dos trabalhos.

“Essa ferramenta atrapalhou demais a qualidade dos contratos, das relações de trabalho no Brasil. Se houver entendimento das partes, pode facilitar para que a revisão possa tramitar. Tranquilo nunca será”, disse Marinho, logo depois de ser questionado sobre a possível negativa do Congresso Nacional sobre este tema.

“O perfil de nosso Congresso não é muito simpático a retomar a revisão dessas reformas trágicas que nós tivemos recentemente no Brasil. Mas nós precisamos teimar com alguns assuntos. Nossa proposta é um caminho para a construção das partes – entre trabalhadores e empregadores”, completou ele.

Entregadores de app

Outro ponto que poderá ser alterado na Reforma Trabalhista é a situação dos entregadores e motoristas de aplicativo no Brasil. Sobre este assunto, Marinho disse que já está conversando com alguns empregadores sobre o tema, e frisou que alguns deles defendem que não exista nenhum tipo de regulação sobre este formato de trabalho.

“As novas tecnologias são bem-vindas. Mas elas precisam beneficiar a sociedade. Quando se falava em novas tecnologias, o pensamento era que isso seria acompanhado por uma redução da jornada de trabalho. E vemos que ela está apropriada pelo capital para explorar ainda mais a sociedade”, disse o Ministro.

“Precisamos então questionar: é para isso que queremos as novas tecnologias? Ou a sociedade tem o direito de se rebelar contra isso? Queremos a tecnologia que esteja à serviço da sociedade, à classe trabalhadora. Estamos também debatendo o assunto e ouvindo as principais lideranças. Há uma parcela dos empresários sensível. E tem algumas empresas globais que querem que fique tudo como está. Sem regulação alguma”, completou ele.

Diminuição da jornada de trabalho

O Ministro Luiz Marinho também foi questionado sobre a possibilidade de redução da jornada de trabalho no Brasil. Nos últimos anos, alguns países europeus começaram a fazer testes para entender qual é o impacto de uma semana com quatro dias úteis, por exemplo. Alguns analisas acreditam que uma redução poderia aumentar a produtividade dos empregados.

“Eu vejo necessidade para que isso entre na pauta. Eu tenho provocado as centrais sindicais. Vocês não vão falar sobre a redução de jornada de trabalho? Mas não adianta só ficar falando. É preciso colocar energia para transformar em políticas públicas.”

“É plenamente factível levar toda a jornada máxima para 40 horas semanais. O correto, porém, é nascer isso das lutas sociais. E não simplesmente o governo mandar o projeto de lei propondo isso. Precisa haver um processo de mobilização e por isso minha provocação para os sindicatos”, completou o Ministro na entrevista.

Mesmo que admita debates sobre o tema, o fato é que ainda não há qualquer tipo de projeto do Governo Federal ou do Congresso Nacional que indique uma redução da jornada para os trabalhadores brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.