Ministro de Bolsonaro defende criação de novo auxílio emergencial

Em entrevista, Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que concorda com o plano de criação de um novo Auxílio

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse em entrevista para o jornal O Globo, nesta terça-feira (15), que concorda com a criação de um novo auxílio para a população carente. Entre outras coisas, ele disse que esses projetos vão ao encontro do que a sociedade precisa exatamente neste momento.

“Não tem mágica. (Esses projetos de auxílio) vão ao encontro da necessidade do país. Nós estamos caminhando para prover o país de instrumentos que evitem a volatilidade dos preços dos combustíveis”, disse ele ao ser perguntado sobre as ações do Congresso Nacional diante do aumento dos combustíveis.

Na última semana, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que muda a maneira como o país define o preço dos seus combustíveis. Tal aprovação aconteceu logo depois de o Governo anunciar um novo aumento no preço da gasolina e do botijão de gás. Essas elevações de preço já estão sendo sentidas no bolso do consumidor final em todo o país.

Nesse projeto que passou pelo Senado, os parlamentares inseriram dois dispositivos que mexem com programas sociais. Um deles cria um auxílio gasolina para a população carente. O objetivo é que o Governo pague mensalmente um saldo para os motoristas autônomos para que eles consigam pagar a gasolina com esse valor.

O outro dispositivo pretende aumentar a abrangência do vale-gás nacional. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, pouco mais de 6 milhões de pessoas estão dentro da folha de pagamento. O plano do projeto é fazer com que o número de usuários passe a ser de 12 milhões já a partir da próxima liberação.

Divisão dentro do Governo

O Governo Federal é composto por uma série de Ministérios e conforme  informações de bastidores, cada uma das pastas possuem visões diferentes sobre as medidas que precisam ser tomadas para tentar atenuar esse aumento de preço da gasolina.

Mesmo que não fale publicamente sobre o assunto, o Ministro de Minas e Energia realiza debates com seus aliados sobre a possibilidade de pagar um vale-gás com valor mais alto. De todo modo, a decisão final passa mais pelos Ministérios da Cidadania e da Economia.

De acordo com relatos de parlamentares da base do Governo, o Ministro Paulo Guedes acompanhou toda essa discussão de perto. Ele estaria tentando convencer o presidente Jair Bolsonaro a aumentar o valor do Auxílio Brasil mesmo que de maneira temporária.

Auxílios hoje

Neste momento, nenhuma dessas decisões foi tomada. Mesmo o projeto de auxílio gasolina que passou por aprovação no Senado ainda precisa passar pelo aval da Câmara dos Deputados e também pelo crivo do próprio presidente Jair Bolsonaro.

Até que algo mude, seguem valendo as regras que são postas hoje. Na próxima sexta-feira (18), o Governo Federal retomará oficialmente os pagamentos do seu Auxílio Brasil. No último mês de fevereiro, pouco mais de 18 milhões receberam esse benefício.

Já o vale-gás nacional segue com os pagamentos para pouco mais de 6 milhões de pessoas no próximo repasse. Essa situação pode mudar. Todavia, essas são as informações que valem neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.