FIM da 3ª parcela do auxílio emergencial e ministro celebra conclusão: “Trabalho Incansável”

De acordo com Ministro da Cidadania, João Roma, fim de mais um pagamento de parcela do Auxílio mostra que Governo faz “trabalho incansável”

O Governo está concluindo nesta quarta-feira (30) os pagamentos da terceira parcela do Auxílio Emergencial. Esses repasses terminam com as liberações do dinheiro para as pessoas que nasceram nos meses de novembro e dezembro. Além disso, recebem também os usuários do Bolsa Família que possuem o Número de Inscrição Social terminando em 0.

Com isso, o Palácio do Planalto conclui os repasses desse terceiro ciclo para todos os grupos do benefício. Isso inclui portanto as pessoas que se inscreveram pelo aplicativo do Auxílio, os que estão no Cadúnico e os que recebem o programa através do Bolsa Família. Todos as contas receberam o dinheiro.

“Estamos completando mais uma etapa desta importante iniciativa do Governo Federal, que demonstra o nosso cuidado com a população mais vulnerável neste momento em que somos acometidos pela pandemia. O Ministério da Cidadania e seus parceiros trabalham incansavelmente para os recursos chegarem a quem mais necessita. Ao mesmo tempo, tomamos todas as precauções para evitar fraudes”, disse João Roma, o Ministro da Cidadania.

Nesta quarta (30), os pagamentos acontecem para dois grupos dos informais. E isso não é tão comum de acontecer. Normalmente, a Caixa coloca apenas uma turma de aniversário por dia. Como agora os dois estão acontecendo juntos, então mais cidadãos estão recebendo o dinheiro de uma só vez.

De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 2,19 milhões são pessoas que nasceram em novembro. Outros 2,22 milhões nasceram em dezembro. No final das contas podemos dizer que pouco mais de 4 milhões de brasileiros informais estão recebendo o Auxílio Emergencial nesta data. Isto sem contar os que fazem parte do Bolsa Família.

Saques

Não há necessariamente um problema sobre essa questão. É que o fato de mais brasileiros estarem recebendo o Auxílio de uma só vez não vai significar que as agências ficarão mais cheias nesta data em questão.

É que pelo menos neste primeiro momento, o Auxílio só passa por uma liberação digital. Então o fato é que os aniversariantes de novembro e de dezembro só podem mexer no dinheiro da terceira parcela de forma digital agora.

De acordo com o calendário oficial do Caixa Tem, quem nasceu em novembro só vai poder sacar o dinheiro no próximo dia 16 de julho. E os que nasceram em dezembro poderão fazer esse saque a partir do dia 19 de julho. Até lá, eles precisam usar o app do Caixa Tem.

Auxílio digital

E isso pode acabar sendo um problema para muita gente. É que de acordo com projeções da própria Caixa Econômica, cerca de 30% dos usuários do Auxílio não fazem esses tipos de movimentações pela internet. Então eles precisam esperar pelo saque.

Dessa forma, podemos dizer que as pessoas que possuem uma certa dificuldade em ter uma conexão com internet, acabam se vendo diante de uma espera ainda maior. Não há previsão para uma antecipação das datas dos saques da terceira parcela do Auxílio.

No entanto, o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse em entrevista recente que os pagamentos da quarta parcela podem ter um adiantamento. A questão é que ele disse isso há algumas semanas atrás e depois não tocou mais no assunto. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.