Ministério da Economia destaca alta do PIB no 3º trimestre de 2022

Alta do PIB no 3º trimestre comprova trajetória de recuperação do crescimento. Confira informações do Ministério da Economia!

A alta do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2022, conforme anunciado nesta quinta-feira (1º/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprova que a economia brasileira continua em trajetória de recuperação do crescimento, aponta a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME). 

Ministério da Economia destaca alta do PIB no 3º trimestre de 2022

“Diferentemente das retomadas das recessões anteriores, o crescimento nos últimos dois anos possibilitou que o nível da atividade se aproximasse da tendência anterior à pandemia. Utilizando as variações na margem e com ajuste sazonal, o crescimento anualizado nos últimos quatro trimestres é de 3,6%”, destaca a Nota Informativa Resultado do PIB 3T22 — Continuidade e disseminação da recuperação econômica, divulgada nesta quinta-feira pela SPE.

Dados do IBGE

Segundo informou o IBGE, o PIB variou 0,4% no terceiro trimestre de 2022 (frente ao segundo trimestre deste ano), na série com ajuste sazonal. Frente ao mesmo trimestre de 2021, o PIB cresceu 3,6%. 

No acumulado nos quatro trimestres, terminados em setembro de 2022, o PIB cresceu 3,0%, frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores. O acumulado do ano foi de 3,2% frente ao mesmo período de 2021, informa o Ministério da Economia (ME).

SPE

O material da SPE informa que o carregamento estatístico para 2022, considerando os dados encadeados, é de 3,0%. Ou seja, caso a variação na margem do quarto trimestre seja nula, o PIB neste ano crescerá 3,0%. Caso o crescimento seja de 0,2% a 0,4% no último trimestre deste ano, a variação será de 3,1%. Valores superiores indicariam uma expansão do PIB maior ou igual a 3,2%.

De acordo com o Ministério da Economia (ME), no terceiro trimestre, houve crescimento na margem de quase todos os componentes da oferta e de todos da demanda, lembra a SPE. No lado da oferta, destaque para a alta nos serviços (1,1%) no terceiro trimestre do ano ante o trimestre anterior, com ajuste sazonal. 

Emprego e renda

Outro destaque apontado pela SPE é o desempenho do mercado de trabalho, pois a taxa de desemprego recuou para o patamar de 8,7% da força de trabalho no terceiro trimestre. Foi uma queda de 3,9 ponto porcentual ante o nível de igual período do ano passado (dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD Contínua, do IBGE).

A SPE informa, ainda, que o resultado na comparação interanual mostra que o Brasil teve desempenho acima da mediana do G-20: ficou na quinta posição dentre os países com dados divulgados do PIB do terceiro trimestre de 2022, segundo informações do Ministério da Economia (ME).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.