Prêmio A3P destaca a sustentabilidade na administração pública

O Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública (Prêmio A3P) incentiva práticas sustentáveis. Confira!

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) premiou iniciativas de todo o país que se destacaram no quesito sustentabilidade. Os vencedores do 9º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública (Prêmio A3P) foram revelados durante a realização do 12° Fórum e 9° Prêmio A3P, realizado nesta terça-feira (29). 

Prêmio A3P destaca a sustentabilidade na administração pública

Ao todo, 92 projetos foram inscritos nas cinco categorias da premiação, que incluem a gestão de resíduos; uso sustentável dos recursos naturais; inovação na gestão pública; destaque da rede A3P; e combate à poluição das águas.

Combate à poluição

A primeira colocada na categoria Combate à Poluição das Águas foi a Prefeitura de Sobral (CE), com a iniciativa “Soluções Baseadas na Natureza: Tratamento de águas servidas por jardins biofiltrantes”. O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (MG) recebeu o certificado de segundo lugar. 

A iniciativa mineira foi criada para proteger e recuperar nascentes, além de fazer o plantio de árvores em matas ciliares, garantindo o abastecimento de água na região. Em terceiro lugar ficou a prefeitura de Santa Clara do Sul (RS), com o projeto Parque Linear – Uma alternativa sustentável para compatibilizar a ocupação urbana, a recuperação de APPs urbanas, o cuidado das águas e o bom convívio humano.

Economia verde

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Destaque da Rede A3P ficou com a Prefeitura de Coqueiral (MG) e a iniciativa Coqueiro Verde, que visa a promoção da economia de matérias primas e de energia; a conscientização do cidadão a respeito da importância da reciclagem de materiais; a geração de emprego, conscientização e melhoria na qualidade de vida das pessoas beneficiárias e envolvidas com o projeto; a redução do volume de resíduos a ser encaminhado ao aterro sanitário, entre vários outros aspectos, por meio do incentivo à população ao descarte correto de seus resíduos sólidos. 

Gestão de resíduos

Na categoria Gestão de Resíduos, a Casa da Moeda venceu com o Programa TRAN$FORMA – Economia circular com cédulas de dinheiro, solução que apresenta o reaproveitamento para os resíduos gerados durante o processo de fabricação de cédulas de real. 

O projeto transforma os resíduos, que seriam descartados, em produtos com valor agregado. O projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Caldas Novas ficou em segundo lugar com o projeto SEMMARH Recicla, cuja primeira ação oficial foi encontrar e equipar local com maquinário e capacitar pessoal, informa o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Sustentabilidade 

Em seguida, foram adquiridas e distribuídas lixeiras em pontos estratégicos da cidade. Por fim, em terceiro lugar, está o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), com a Campanha Eleições Sustentáveis. 

O TRE mineiro lançou a iniciativa para sensibilizar candidatos, partidos e coligações a encaminharem as sobras de propaganda eleitoral para associações ou cooperativas de reciclagem, com o intuito de viabilizar a destinação ambientalmente correta do material, destaca a divulgação oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.