Ministério da Economia: dados oficiais sobre o fluxo de oferta e demanda 

O Ministério da Economia divulgou dados oficiais sobre o fluxo de oferta e demanda na recuperação econômica nacional. Saiba mais!

De acordo com divulgação oficial do Ministério da Economia, no que se refere à oferta, o destaque no 1T22, com ajuste sazonal, foi a alta dos serviços (1,0%), seguida da recuperação da indústria (0,1%). Houve queda na agropecuária (-0,9%) devido a problemas climáticos que afetaram a safra, especialmente a de arroz. 

Ministério da Economia: dados oficiais sobre o fluxo de oferta e demanda 

Conforme a divulgação oficial do Ministério da Economia, a variação da agropecuária acumulada em 4 trimestres é de -4,8%, resultado da crise hídrica. Contudo, segundo o IBGE e a CONAB, a estimativa da safra para este ano será recorde. Do lado da demanda, destaque para a sustentação do consumo das famílias, com alta de 0,7% no 1T22, com ajuste sazonal, destaca o documento oficial do Ministério da Economia.

Avanço nas exportações

O consumo do governo cresceu 0,1% e as exportações avançaram 5,0%. Houve recuo de 3,5% nos investimentos (FBCF) e de 4,6% nas importações, refletindo as dificuldades de recomposição das cadeias globais. 

Sobre a recuperação da economia brasileira em 2022

Segundo documento oficial do Ministério da Economia, a recuperação da economia brasileira em 2022 mostra continuidade do crescimento, com elevação das estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do ano; ao mesmo tempo em que há revisão para baixo nas projeções de Produto Interno Bruto (PIB) em vários países desenvolvidos e emergentes. 

Os impactos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia nas projeções do FMI

As projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstram esse movimento na economia mundial, devido aos impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e aos efeitos remanescentes da pandemia causada pelo coronavírus, notadamente à dificuldade de recuperação das cadeias globais de produção e à alta da inflação global, destaca o Ministério da Economia.

A análise sobre a retomada econômica nacional é positiva

Como a Secretaria de Política Econômica (SPE) vem destacando desde o final de 2020, a economia brasileira tem retomado a atividade de forma consistente, informa o Ministério da Economia. Com isso, as projeções de mercado têm sido sistematicamente revisadas para cima, convergindo para patamares similares aos apresentados nas estimativas da Grade de Parâmetros. 

Empresários e clientes elevaram a confiança na recuperação do mercado 

Assim foi com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 e 2021 e está se repetindo nos resultados de 2022, destaca o Ministério da Economia através de recente documento oficial. Os indicadores de maior frequência mostram a recuperação da confiança de empresários e consumidores, assim como a manutenção do ritmo de atividade, informa a recente divulgação oficial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.