Economia nacional: indicadores e fatores impactam as análises oficiais 

O Ministério da Economia divulgou os dados oficiais sobre a recuperação econômica do país. Confira os indicadores analisados!

O Ministério da Economia divulgou os dados oficiais sobre a recuperação econômica do país. Confira os indicadores analisados!

Economia nacional: indicadores e fatores impactam as análises oficiais 

De acordo com o Ministério da Economia, os principais fatores positivos no curto prazo para a análise da atividade econômica, são:

  • (i) pujança do setor de serviços, que representa mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro; 
  • (ii) queda contínua da taxa de desemprego; 
  • iii) manutenção do investimento financiado pelo setor privado; 
  • iv) mercado de crédito e de capitais em expansão. 

Fatores que geram incertezas sobre o cenário econômico

Segundo informações do Ministério da Economia, os fatores de alerta e que inspiram atenção, são as incertezas inerentes ao conflito no Leste Europeu e os efeitos remanescentes da pandemia, especialmente quanto às cadeias globais de suprimentos, aumento da inflação e necessidade de ajustes das condições financeiras. 

A consolidação fiscal e as reformas pró-mercado

O Ministério da Economia destaca que, no entanto, a melhor forma de combater as incertezas é prosseguir com o processo de consolidação fiscal e a aprovação de reformas pró-mercado para aumento da produtividade.

Bom desempenho nacional sobre a atividade econômica 

De forma sucinta, com os resultados, constata-se a continuidade da recuperação da atividade econômica. Os indicadores de atividade no Brasil indicam o bom desempenho dos serviços, recuperação do emprego e o investimento em níveis elevados. 

Os investimentos e a retomada das atividades econômicas impactam o mercado de trabalho

De acordo com o Ministério da Economia, os serviços estão no melhor nível desde 2015 (PMS/IBGE), os investimentos recuperaram o nível de 2014 (PIM/IBGE) e a taxa de desemprego retornou aos patamares do início de 2016, com avanço da população ocupada nos diversos setores. Desse modo, a economia brasileira caminha para superar o impacto de duas crises: os efeitos da pandemia causada pelo coronavírus e as consequências da recessão de 2014-16.

Crescimento econômico 2022

A economia brasileira continua na trajetória de crescimento em 2022. Os resultados do 1T22 confirmam a sustentação da atividade econômica. 

Superação de crises 

Apesar dos efeitos remanescentes da pandemia e dos impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que têm causado dificuldades de recuperação das cadeias globais de produção e alta da inflação, o Brasil tem conseguido recuperar-se de duas crises, tanto em relação aos efeitos da pandemia de Covid-19 quanto aos efeitos anteriores – da recessão econômica de que ocorrem em 2015. Nota-se a recuperação sustentada dos serviços, elevação do emprego e melhora na confiança de empresários e consumidores nos meses recentes, destaca o Ministério da Economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.