Migração de conversas do WhatsApp entre iPhone e Android é liberada

Lançamento da atualização do Android permite que processo seja realizado

O Google anunciou, nesta quarta-feira (27/10), que a atualização para o Android 12 permite que usuários de iPhone possam realizar a migração de conversas do WhatsApp para um celular com o novo sistema operacional do Google. Para tanto, é preciso que o novo smartphone seja compatível com o Android 12 e que o usuário conecte os dois aparelhos via um cabo USB-C para Lightning.

LEIA MAIS: WhatsApp oferece função que cria atalhos de conversas

Após a conexão, o app do WhatsApp no iPhone vai exibir um QR code que precisa ser lido pelo aparelho Android para começar a migração. O processo vai transferir conversas, fotos, áudios e outros conteúdos que estiverem no WhatsApp. 

Esse procedimento era uma necessidade de usuários do WhatsApp no Brasil e em outros países em que o aplicativo é bastante popular, como na Índia. No entanto, o WhatsApp não é muito usado nos Estados Unidos, onde os usuários preferem usar SMS, iMessage (do iOS) ou até mesmo o Messenger. 

Por isso, a nova função só chegou agora e começou a ser liberada aos poucos. Os primeiros aparelhos a receberem a possibilidade de migração foram os Samsung Galaxy e, mais recentemente, os smartphones do próprio Google, chamados de Pixel. A gigante de busca afirma que a função vai ser disponibilizada para todos os dispositivos que suportam o Android 12 em breve. 

Migração é difícil?

Com certeza, o mais difícil vai ser achar um cabo que conecte os dois aparelhos, já que eles têm entradas diferentes. Mas o processo era ainda mais difícil para quem tem um Galaxy Samsung. Neste caso, além de um cabo conectando os dois smartphones, era necessário baixar um aplicativo para que a transmissão fosse iniciada. 

Outro ponto negativo era a qualidade da migração. As conversas e arquivos de mídia eram compartilhados, mas outros dados não chegavam ao novo smartphone, como histórico de chamadas. 

A expectativa é que a nova função do Android 12 solucione esses problemas, já que promete ser capaz de migrar todo as conversas, mídia e “mais”. A equipe do Google também promete fazer o processo com segurança, de forma que nenhuma empresa ou pessoa tenham acesso aos dados dos usuários durante a migração. O procedimento também vai garantir, automaticamente, que o iPhone antigo não receba mais mensagens no WhatsApp enquanto a transmissão é feita. 

Nova função “Orkut” no WhatsApp

De acordo com uma atualização encontrada pelo grupo XDA – Developers, a versão beta do WhatsApp está testando uma função similar às “Comunidades” que a rede social Orkut tinha. O portal WABetaInfo, que divulga novidades sobre os testes no aplicativo, confirmou a novidade. 

A nova função foi disponibilizada na versão 2.21.21.6 do WhatsApp beta. Não há muitas informações sobre a ferramenta, apenas que provavelmente seja diferente dos grupos disponíveis hoje. Entre as semelhanças, estão as opções de compartilhamento via convites por link ou QR code para que novos membros entrem na comunidade. 

“Qualquer pessoa com o WhatsApp pode seguir este link para ingressar nesta comunidade. Apenas compartilhe com quem você confia”, diz um trecho de uma mensagem acerca da nova ferramenta encontrada pelo XDA na versão beta. 

A nova funcionalidade também vai contar com administradores, que poderão criar um nome e elaborar uma descrição. Não está claro sobre a possibilidade de eles controlarem as postagens, mas provavelmente serão capazes de excluir pessoas da “comunidade”. 

O recurso ainda está sendo testado e não há perspectiva de liberação para a versão oficial do WhatsApp. 

Ocultação de fotos de perfil

Outra função em testes é a possibilidade de deixar a foto de perfil oculta para determinados contatos. Hoje, ou o usuário “esconde” sua imagem para todos os contatos ou para quem não está salvo em sua lista de contatos. 

Segundo o site WABetaInfo, a versão beta 2.21.21.2 traz essa possibilidade através de uma nova configuração. O portal apurou que a restrição de visualizar a imagem do perfil será dada pela opção “Meus Contatos”, seguido do termo “Exceto”, para selecionar os contatos proibidos de ver a foto do usuário. Aparentemente, é similar ao feito com os status na plataforma. 

Ainda segundo o WABetaInfo, a intenção é que a mesma lista seja utilizada para limitar os usuários de ter acesso a outras informações, como “Visto por último” e “Recado”. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.