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Meu inss.gov.br: saiba as funcionalidades dessa plataforma do Governo

Veja o que pode ser feito de forma online e simplifique sua vida

Meu inss.gov.br é um portal online do Governo que visa simplificar a vida do trabalhador e do contribuinte da Previdência Social. Os serviços disponibilizados podem ser acessados pelo computador ou pelo celular através do aplicativo, que funciona nos sistemas Android quanto para iPhone. Nessa matéria do Notícias Concursos você verá maiores detalhes sobre todas as funcionalidades da plataforma.

A demanda pela melhoria dos sistemas online estão cada vez maiores. Todos buscam resolver seus problemas de forma virtual, com menos burocracia. Assim, a plataforma tem abarcado cada vez mais serviços e funcionalidades. Através do meu inss.gov.br você pode realizar solicitações diversas, agendamentos e consultar extratos, entre outras coisas.

Assim, leia: Se eu pedir demissão tenho direito ao FGTS? Saiba os seus direitos nessa situação

Como fazer cadastro no meu inss.gov.br

Antes de tudo, você deverá entrar no site da instituição ou baixar o app no seu telefone. Depois disso, deve clicar em cadastrar senha. Em seguida, precisa ir até a opção “crie sua conta gov.br” e selecionar o item CPF.

Ademais, é imprescindível preencher os dados requisitados como nome completo e CPF. Posteriormente, basta selecionar “avançar”. Outras solicitações de dados serão pedidas e todos os campos devem ser preenchidos. Então, um dos últimos passos é confirmar seu e-mail e celular, bem como a senha.

Meu inss.gov.br saiba as funcionalidades dessa plataforma do Governo
Meu inss.gov.br saiba as funcionalidades dessa plataforma do Governo – Governo Federal

Depois disso, é preciso apenas retornar à página inicial e realizar o login. É importante autorizar o compartilhamento de dados com o app antes de iniciar o uso da plataforma. Dessa forma, podem ser solicitadas algumas informações a respeito das empresas em que se trabalhou, entre outras coisas. Isso é um mecanismo de segurança da plataforma. A partir de agora, o site está pronto para usar.

Então, veja mais: O que é e como funciona o empregador web? Confira os detalhes

Serviços ofertados de forma virtual

Através do app/site você pode:

  • Solicitar aposentadoria entre outros benefícios;
  • Realizar prova de vida;
  • Enviar documentos de forma digitalizada;
  • Consultar resultado de benefício por incapacidade;
  • Gerar extrato de pagamento;
  • Fazer simulação de aposentadoria;
  • Emitir guia de pagamento;
  • Entrar com recurso e solicitar revisão.

Como solicitar aposentadoria

A solicitação mais buscada pelos usuários é a de aposentadoria. Então, se você quer fazer o seu pedido de forma online, é necessário seguir os passos de cadastro antes de realizar qualquer outra coisa.

Após cadastrado e dentro da plataforma, siga até a aba “serviços”. Posteriormente, selecione a opção “benefício” seguido de “agendamento/solicitações”. Ademais, clique agora em “novo requerimento”. Depois disso, escolha a opção aposentadoria e opte pela sua categoria.

Então, coloque suas informações atualizadas e lembre-se de anexar os documentos necessários. Depois de preencher todos os dados pedidos no meu inss.gov.br, basta enviar a solicitação e aguardar o retorno da instituição.

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