Meu chefe me trata mal: O que fazer nessa situação?

Meu chefe me trata mal! E agora? Como agir diante disso?

Se você tem repetido essas frases e esses questionamentos, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas estão passando por uma situação parecida, sentindo-se pressionadas pelo chefe, a ponto de duvidar das suas próprias capacidades.

Por isso, é importante lançar um olhar mais apurado sobre a situação, a fim de reverter o problema o quanto antes. Afinal, ninguém merece ser tratado mal, não é mesmo?

Para lhe ajudar, fizemos este conteúdo com algumas informações importantes. Acompanhe até o fim e saiba mais.

Meu chefe me trata mal! Como posso agir? Veja algumas dicas:

Meu chefe me trata mal! Essa frase faz parte da sua rotina ou da rotina de algum colega? Se sim, está na hora de agir de maneira coerente. Abaixo damos algumas sugestões importantes para você. Porém, lembre-se de, antes de qualquer coisa, equilibrar as suas emoções, ok?

Jamais aja de “cabeça quente”, e procure respirar fundo antes de “retrucar” o seu chefe. Isso é muito importante para você não perder a razão durante o conflito!

Dito isso, vamos agora a nossa lista de dicas:

1- Não confronte o seu chefe – isso pode piorar a situação

Confrontar o seu chefe nunca será uma boa ideia. Isto é, não adianta levantar a voz ou “xingar” o seu gestor quando ele perder a razão. Deixe que ele perca a razão sozinho, pois dessa forma você terá subsídios para buscar os seus direitos mais tarde.

Primeiramente, apenas ouça o que ele tem a dizer e fuja daquelas atitudes defensivas ou que buscam justificativas. Se questionado, dê a entender que você irá analisar a situação ou pensar sobre o ocorrido. E fale isso com calma, sem deixar que as emoções tomem conta das suas ações, ok?

Ao mesmo tempo, não demonstre uma atitude submissa! Não mostre que você está se sentindo inferior por conta da situação. Tente transparecer indiferença.

2- Observe a atuação do chefe com relação às outras pessoas

“Meu chefe me trata mal, mas às outras pessoas não”. Isso parece comum no seu dia a dia?

Para lidar com um chefe explosivo, é preciso observar se isso acontece com outras pessoas também. Assim, todos os colaboradores podem unir testemunhos e provas para lidar com a situação mais tarde.

Portanto, analise como tem sido o comportamento do seu chefe diante das outras pessoas. Caso seja só com você, busque suporte de colegas para que sirvam de testemunha sobre os episódios abusivos.

3- Converse com o seu chefe sobre o que pode estar incomodando

Conversar com o seu chefe pode ser uma alternativa. Às vezes, ele é explosivo porque ninguém nunca soube apontar os comportamentos negativos. Por isso, procure ter uma conversa franca, assim que todos estiverem mais calmos.

Lembre-se de que essa será uma tentativa pacífica de resolver o problema, e se mesmo assim as crises persistirem, será necessário buscar a ajuda do RH.

4- Leve a situação para o RH da sua empresa

Por fim, leve a situação para o RH da sua empresa. Se possível conte com a ajuda das testemunhas e procure sempre documentar as situações, anotando dia, hora, local e tipo de “xingamento” que recebeu do seu chefe. Assim a própria empresa poderá tomar medidas cabíveis à situação.

E, caso nada disso resolva, sinta-se livre para pedir demissão e buscar novas oportunidades. Nenhum emprego é mais valioso do que a sua saúde mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.