Método Star na Sua Entrevista de Emprego

Star no direcionamento de sua entrevista de emprego

O método Star é utilizado para direcionar uma resposta dentro de uma entrevista de emprego. Sendo assim, é uma sigla para a situação, tarefa, ação e resultado, em inglês: Situation, Task, Action, Result. 

Se durante uma entrevista de emprego o recrutador pedir para que você relate e situações anteriores, provavelmente você está participando de uma entrevista por competências.

Por isso,  o método Star pode ser bastante útil para o candidato. Pois, é uma forma de estruturar as suas respostas assertivamente, ou seja, fazendo uso dessa metodologia você direciona as suas respostas para que atende a expectativa do entrevistador.

Elaboração assertiva de resposta 

Em uma entrevista de emprego,  se te perguntam como você lidou com determinada situação anteriormente, a intenção é verificar o seu senso de urgência. Bem como, sua maneira de lidar com as situações e quais são as competências que você utiliza de forma orgânica. No entanto, toda essa análise é feita de forma muito rápida.

Por isso, conhecer o método star é importante para o candidato se preparar para elaborar uma resposta assertiva. Além disso, o método star também ajuda a minimizar a ansiedade e evita respostas muito longas ou muito curtas. 

Quando o recrutador pergunta ao candidato algo sobre uma situação em que vivenciou, é importante que tenha uma lembrança sobre a sua vivência e pode ser na sua carreira, nos seus estudos, enfim, de acordo com a necessidade da vaga. Todavia, a metodologia ajuda a elaborar essa resposta para que entregue os pontos principais dentro da entrevista de emprego.

Situação

Na situação é importante que descreva uma solução, projeto ou um imprevisto, por exemplo.

Tarefa

Para descrever a tarefa deve especificar o que era necessário fazer para acabar com o problema em questão, descrito na situação.

Ação

A ação na metodologia star se refere a sua contribuição efetiva. Ou seja, você tinha uma situação, você sabe o que deveria ter sido feito e agora você vai relatar o que você fez de fato.

Resultado

Qual foi o resultado que a sua ação gerou? Por exemplo: corte de gastos, eliminação de etapas de processos, melhoria no ambiente organizacional, aumento nas vendas etc. A sua ação fez alguma diferença, e esse é o ponto principal da sua resposta.

Esse tipo de metodologia,  como a star, orienta o candidato para que possa raciocinar melhor e entregar suas competências de uma forma direcionada. Já que, por muitas vezes, as pessoas acabam não conseguindo explanar suas ideias e suas conquistas por se sentirem pressionadas em uma entrevista de emprego. Assim sendo, muitos profissionais podem perder oportunidades de direcionar ativamente suas carreiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.