Metas de ano novo no trabalho: Como escolher boas metas?

Escolher boas metas de ano novo no trabalho pode parecer uma tarefa e tanto! Afinal, quem é que não sente aquele “friozinho na barriga” só de pensar em novas mudanças no trabalho? Pois é!

Por isso, estabelecer um bom plano de carreira para o próximo ano, pautando-se em metas consistentes, é de suma importância para o crescimento profissional que você almeja.

Pensando nisso, unimos algumas dicas que podem ajudar você exatamente nesse objetivo. Acompanhe-nos!

Como escolher boas metas de ano novo no trabalho?

Para escolher boas metas de ano novo no trabalho é preciso analisar o seu dia a dia hoje. Além disso, é necessário praticar o autoconhecimento para:

  • Saber quais são os seus pontos fortes.
  • Descobrir quais são os seus pontos fracos.
  • Entender os seus limites.
  • Conhecer as suas facilidades de aprendizagem, assim como dificuldades.
  • Reconhecer quais são os seus sonhos e objetivos de vida como um todo.
  • Entre outros fatores.

Abaixo, portanto, listamos uma série de dicas que podem lhe ajudar a montar um excelente plano de metas de ano novo no trabalho:

1. Considere o seu cenário atual

Analise o seu cenário atual. Saiba observar quais foram as suas conquistas no último ano, além de analisar quais caminhos deixaram de ser percorridos. Veja o que poderia ter sido melhor e, inclusive, quais erros devem ser evitados no próximo ano.

Toda essa autoanálise servirá de base para novas metas e novos sonhos para o próximo ano. Por isso, cumpra esta etapa com tranquilidade e paciência.

2. Pense nas conquistas que você almeja

Agora que você já tem uma visão mais profunda do seu último ano, comece a pensar nas conquistas que você deseja alcançar.

Você quer ser promovido? Fazer uma transição de carreira? Empreender? Trabalhar em outra cidade? Pense sobre isso!

Essa análise vai lhe ajudar a pensar nas suas metas de ano novo no trabalho.

3. Analise quais habilidades novas podem ser desenvolvidas

Depois que você tiver uma visão do que almeja para o próximo ano, considere analisar quais habilidades são importantes para cada nova conquista.

Por exemplo, se você quer fazer uma transição de carreira, analise quais novas habilidades deverão ser adquiridas para o novo ramo de atuação. Assim você pode estabelecer metas dentro da aprendizagem requerida.

4. Calcule o quanto o seu trabalho será valorizado com essas habilidades

Se você trabalha por conta própria e deseja, apenas, desenvolver novas habilidades para agregar valor ao seu serviço, procure calcular quais ganhos terá (ou deseja ter) no próximo ano.

Analise como uma habilidade específica pode fazer você ganhar mais dinheiro. Ou, vá pelo caminho contrário: pense em quanto você quer cobrar a mais pelo seu serviço e analise quais habilidades serão necessárias para isso.

5. Coloque no papel os seus sonhos e analise o que é viável para o ano novo

Por fim, coloque tudo isso no papel e analise quais dessas metas de ano novo no trabalho cabem, realmente, em um prazo de um ano e quais deverão entrar para o plano de carreira de longo prazo.

Assim você não descarta ideias mais acirradas e pode, ainda, preparar as suas metas para o ano que vem e para os próximos 5 ou 6 anos.

 

Esperamos que você consiga estabelecer boas metas e assim começar o seu ano da melhor forma possível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.