Plano de carreira para 2022: Como fazer um bom plano?

Está pensando em fazer um plano de carreira para 2022, mas ainda tem dúvidas sobre o caminho que pode ser percorrido? Então chegou o momento de pegar caneta e papel e começar a elaborar um plano consistente!

Para isso, convidamos você para se aprofundar em nossas sugestões e, quem sabe a partir delas encontrar um bom caminho para você. Acompanhe!

Como fazer um plano de carreira para 2022?

Um bom plano de carreira para 2022 precisa ser consistente, realista e bem alinhado.

Não adianta colocar um objetivo de, por exemplo, “ter uma clínica de psicologia” se, de fato, você sequer se formou na área.

Sim, esse exemplo pode parecer esdrúxulo, mas o que queremos dizer com ele é que você sempre deve criar metas realistas, hábeis e consistentes. Metas “muito acima da média” (assim como as muito abaixo) podem roubar a sua motivação e fazer com que você desista no primeiro impasse.

Sendo assim, considere as nossas dicas abaixo para fazer o seu plano de carreira para 2022, mas sempre partindo dos pressupostos citados acima. Veja:

1. Pense sobre o ano que passou

O primeiro ponto que deve ser levado em conta é a sua autoanálise. Não há como criar um bom plano de carreira para 2022 se você, simplesmente, deixar de lado tudo o que aprendeu em 2021, concorda?

Por isso, sente-se em um ambiente tranquilo e comece a pensar sobre o ano que passou. Quais fatores profissionais foram positivos? Quais foram negativos? O que você desejava ter atingido, mas, não atingiu? Você fez um plano de carreira em 2020? Analise tudo isso e vá escrevendo suas conclusões.

Isso tudo lhe ajudará a pensar em novas medidas para o próximo ano.

2. Analise aonde você quer chegar no próximo ano (seja realista)

Coloque na ponta do lápis aonde você quer chegar no próximo ano. Você deseja fazer uma transição de carreira? Abrir um negócio? Subir de cargo dentro da empresa em que está? Pense bem sobre isso e, novamente, seja realista.

3. Liste as habilidades que precisam ser desenvolvidas

Liste, em seguida, todas as habilidades que você ainda não tem e que precisam ser desenvolvidas para você atingir os objetivos do seu plano de carreira para 2022.

4. Projete um cronograma de aprendizagem para o próximo ano

Monte um cronograma interessante e hábil para você aprender as habilidades profissionais que ainda não tem. Seja bem coerente aqui e leve em conta todo o tempo que você terá disponível somado ao tempo de aprendizagem que cada habilidade pode requerer.

Lembre-se, ainda, de considerar outros fatores da sua vida, como tempo para a família e para o descanso.

5. Coloque prazos para cada conquista

Estabeleça bons prazos para o seu cronograma. Isso lhe ajudará a manter o foco no seu plano de carreira para 2022.

6. Lembre-se de considerar o longo prazo – e não apenas o médio

Por fim, lembre-se de que o seu plano de carreira para 2022 deve ser consistente, mas deve estar dentro de um plano maior.

Ou seja, não deixe o longo prazo de lado, ok? Mas sim, tenha uma visão para daqui 5 anos, pensando nas suas metas de 2022.

Veja o próximo ano como mais uma etapa para “chegar lá”. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.