Metade dos MEIs está recebendo auxílio emergencial

Um total de 1,3 milhão de microempreendedores individuais tentaram receber o auxílio e foram recusados

Ao todo, 5,2 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) estão recebendo o auxílio emergencial. O dado foi divulgado após levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Com o número, quase metade dos 10,7 milhões de microempreendedores individuais do Brasil estão recebendo o benefício. Inicialmente, em abril, o Sebrae avaliava que um total de 3,6 milhões de MEIs se enquadravam nos requisitos e estavam aptos a receber o auxílio de R$ 600.

O Sebrae divulgou que, além dos 5,2 milhões de MEIs que tiveram acesso ao auxílio, outros 1,3 milhão fizeram o cadastro mas tiveram o pedido negado. Entre as razões para a negativa está ter renda familiar acima do limite, receber outro benefício ou ter vínculo empregatício formal.

De acordo com o Sebrae, em pesquisa realizada no início da pandemia, 63,8% dos MEIs interromperam as atividades de trabalho temporariamente por causa do novo coronavírus. Foi o maior percentual entre empresas de pequeno porte. O Sebrae avalia que o alto número de MEIs recebendo o auxílio se dá pelo aumento do desemprego e também crescimento no número de novos registros de MEI.

Durante a pandemia, no período registrado entre 31 de março e 5 de setembro, o Brasil teve 815,9 mil novos registros de microempreendedores individuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.