Mercado de investimentos: dicas adaptáveis para o novo investidor 

O mercado de investimentos tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. Confira dicas adaptáveis para o novo investidor! 

O mercado de investimentos tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, por isso, é cabível que o novo investidor faça um planejamento financeiro estratégico que contemple seus objetivos dentro de um processo pessoal.

Mercado de investimentos: dicas adaptáveis para o novo investidor 

São muitas as opções para que eleve a sua rentabilidade. Contudo, é necessário considerar as suas particularidades, a volatilidade do mercado e o volume elevado de golpes dentro do mercado na era digital.

Questione pontos objetivos

O novo investidor deve realizar um planejamento que contemple suas necessidades, realizando alguns questionamentos, tais como:

  • Qual é o valor total que possui para investir no momento atual?
  • Qual opção estudada por você, acredita que seja mais viável para um planejamento de aposentadoria?
  • Qual opção acredita ser mais viável para realizar uma reserva de emergência?
  • Dentre as opções de renda fixa disponíveis no mercado, quais acredita que sejam viáveis para diversificar seus investimentos no início do seu processo?

Busque por fontes confiáveis

Para que possa responder essas perguntas, deve ter clareza sobre seus objetivos no mercado. Por isso, é viável que estude através de fontes oficiais, como o Banco Central do Brasil (BCB) e a Bolsa de Valores do Brasil (B3), dentre outros sites informem de forma simples e prática sobre o mercado de investimentos para os novos entrantes.

Inicie seu processo por opções de renda fixa 

Além disso, considere as suas particularidades e suas metas quando da escolha de sua as opções de investimentos. Assim sendo, é viável que inicie por renda fixa e com valores baixos. Dessa forma, poderá elevar sua segurança conforme o seu planejamento financeiro evoluir.

Cuidado com golpes e fraudes

No mercado atual, são muitos os golpes envolvendo ferramentas tecnológicas, como o Pix e o Open Finance. Por isso, o investidor deve ficar em alerta também quanto à possibilidade de cair em algum golpe relacionado a alguma opção de investimento. Sendo assim, analise o mercado e os preços no momento atual.

Desconfie de ganhos rápidos

Caso receba uma proposta muito rentável e distante da realidade financeira e econômica atual, desconfie de ganhos muito rápidos, pois podem fazer parte de esquemas de pirâmides, bem como se certifique quando receber algum tipo de cobrança, analisando sobre a viabilidade de realizar o pagamento.

Visto que muitos sites falsos imitam páginas de instituições financeiras ou lojas reais. Sendo assim, é necessário estudar o mercado  e entender a economia de forma ampla para elevar sua segurança ao diversificar suas opções. Entretanto, pode ser viável que haja opções para além da poupança, considerando os riscos assumidos e as possibilidades reais quanto aos ganhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.