Pix: inovação tecnológica e quebra de barreiras burocráticas na era digital

O Pix é uma inovação tecnológica que representa uma quebra de barreiras burocráticas na era digital. Veja considerações!

O Pix é uma ferramenta tecnológica e inovadora do Banco Central do Brasil (BCB) que torna fácil e direto fluxos financeiros burocráticos.

Pix: inovação tecnológica e quebra de barreiras burocráticas na era digital

O Pix é uma facilidade para rotinas de empresas e pessoas; bem como,  representa uma quebra importante na barreira referente ao acesso digital.

Cuidado com golpes e fraudes 

O Banco Central do Brasil (BCB) ressalta em sua plataforma oficial que a segurança das informações é uma prioridade dentro dos seus projetos. 

Por isso, assim como ocorre com Open Banking, o Pix é uma ferramenta que requer cuidado por parte do usuário. Conforme orientações do Banco Central do Brasil (BCB), é necessário que não clique em links suspeitos e reporte para a sua instituição financeira qualquer suspeita de fraude.

No entanto, embora muitas ferramentas do sistema financeiro e do mercado de investimentos sejam utilizadas para ações de má-fé, são ferramentas extremamente eficientes para a rotina dos usuários.

Agilidade na rotina de diversos comércios

Assim sendo, o Pix facilita o fluxo de empresas de pequeno porte. Pois, em um restaurante muito movimentado, por exemplo, é possível disponibilizar o QR Code para agilizar o atendimento e diminuir a fila; o que facilita muito o fluxo de uma empresa de pequeno porte. No exemplo de um restaurante, as pessoas estão com tempo limitado, considerando o horário de almoço tradicional das empresas.

Elevação das vendas 

Além disso, o Pix também aumenta o canal de vendas de pequenas empresas, sendo um fator importante na economia; ao passo que também facilita a prestação de serviços entre pessoas físicas e jurídicas. Pois não há barreiras para que você possa transferir valores entre pessoas e empresas.

Economia para empresas e pessoas físicas

Por isso, o Pix também gera economia doméstica, pois os serviços como Teds e Docs eram cobrados pelos bancos tradicionais, não sendo valores baixos; ao passo que era necessário aguardar dias úteis e horários específicos para que as transações fossem efetivadas.

Portanto, o Pix trouxe uma dinâmica importante na era digital dentro do mundo financeiro. Visto que é uma ferramenta que permite a criação de processos.

Melhorias contínuas e otimizações nos processos

Conforme informações do próprio Banco Central do Brasil (BCB), o Pix está em faseamento de implementações, juntamente com o Open Banking; o que pode tornar a rotina de milhares de pessoas mais facilitada para diversas ações. Entretanto é necessário tomar cuidado com golpes e fraudes, já que a internet é utilizada de diversas formas e para diversas finalidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.