O medo está te impedindo de alcançar metas?

Você já parou para pensar se o medo está te impedindo de alcançar metas? Será que os seus sonhos estão sendo deixados de lado por conta de medos que você sente, mas, às vezes, sequer se deu conta de que eles existem?

Bem, podemos lhe dizer, de antemão, que muitas pessoas têm medo de agir, todos os dias, e que nem sempre percebem a presença do medo. Normalmente, associam a estagnação com muitas outras coisas, menos com o próprio medo.

Há quem culpe terceiros, enquanto deixa a autorresponsabilidade de lado. Porém, como queremos lhe ajudar a ultrapassar barreiras, elencamos, neste conteúdo, algumas reflexões que podem lhe ajudar a enxergar melhor dentro de você. Acompanhe!

Será que o medo está te impedindo de alcançar metas? Veja algumas reflexões

Perguntar-se sobre a possibilidade de ser verdade que o medo está te impedindo de alcançar metas é um passo muito corajoso e forte. Por isso, sinta-se orgulhoso de si mesmo por cogitar fazer essa autoanálise!

Além disso, lembre-se que esse processo não precisa de respostas completas de uma hora para outra. A reflexão sobre nossos medos e nossas crenças limitantes deve acontecer cotidianamente, e não uma vez e “pronto”.

Com isso em mente, veja o que separamos para você:

1. Você costuma dar desculpas e se ancorar em crenças limitantes?

O primeiro passo é pensar nas suas crenças limitantes e nas desculpas que costumam aparecer na sua rotina.

Para isso, pense na última vez que você deixou de tomar uma decisão, ou então, deixou de concluir alguma tarefa por conta de uma desculpa. Vale desde as mais simples, até as mais complexas.

Para clarear a sua mente, veja alguns exemplos de desculpas:

  • Amanhã eu começo.
  • Isso é muito difícil.
  • Deixa para lá, hoje estou cansado.
  • Melhor fazer como já faço.
  • Isso não mudaria muita coisa.
  • Em outra hora eu vejo isso.
  • Ainda não é o momento certo.
  • Quando eu tiver Y, eu começo o X.
  • Tenho medo do que os outros vão achar.
  • As pessoas vão rir de mim.
  • Eu não vou conseguir.
  • Parece algo para pessoas melhores do que eu.

Claro que esses são apenas alguns exemplos. Pratique o seu autoconhecimento e descubra quais desculpas você tem criado. Elas poderão denunciar que o medo está te impedindo de alcançar metas.

2. A procrastinação faz parte da sua vida?

Uma pessoa que procrastina, na verdade, pode estar com medo de agir. Medo de dar de cara com algo muito difícil ou com uma pressão desgastante. Medo de ser julgada, apontada ou descartada depois de tentar algo. E assim por diante.

Por isso, analise até que ponto a procrastinação da sua vida está relacionada à preguiça, ou a um medo verdadeiro. Isso pode lhe ajudar a tomar as devidas providências.

3. Você se vê como uma pessoa perfeccionista?

Você costuma dizer que é perfeccionista? Então pode ser que o medo está te impedindo de alcançar metas! Afinal, uma pessoa que quer fazer tudo perfeito, mesmo sabendo que isso é impossível, pode estar com medo do julgamento e dos outros apontando o dedo.

Será que esse é o seu caso? Será que você observa muito as opiniões alheias? Pense sobre isso e comece a buscar caminhos de fortalecimento contra os seus medos! Vá atrás dos seus sonhos. E se tiver medo, vai com medo mesmo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.