O que são crenças limitantes?

Certamente você já deve ter ouvido falar em crenças limitantes. Mas, do que se trata esse conceito? Por que ele é tão difundido por coaches e profissionais da saúde mental?

Neste texto, explicamos, em detalhes, esse conceito, e ainda apontamos os motivos pelos quais essas crenças podem ser um problema na vida das pessoas. Acompanhe para saber mais!

O que são crenças limitantes?

Em linhas gerais, podemos dizer que as crenças limitantes podem ser entendidas como opiniões e pensamentos repetitivos, que simplesmente aceitamos como se fossem verdade.

Esses pensamentos, em grande parte, são negativos e impedem que possamos seguir a nossa trajetória de crescimento profissional e pessoal.

Por exemplo, se você costuma dizer que algo é “muito difícil” e que você não é “tão inteligente”, isso pode ser apenas uma crença limitante. Afinal, enquanto você simplesmente não se levantar e tentar aprender/fazer, como pode garantir que algo é muito difícil e, ainda, garantir que você é incapaz?

Pois é! Saber o que são crenças limitantes e aprender a reconhecê-las é de suma importância para conseguir ultrapassar essas barreiras mentais e assim buscar os seus sonhos e objetivos.

Não deixe a sua mente lhe enganar com esse tipo de pensamento. E quando perceber que um pensamento limitante aparece, ou seja, quando você pensar em algo que lhe impeça de dar o próximo passo, faça uma autoanálise e descubra se é algo baseado, puramente, em “achismo” ou se realmente tem algum sentido racional.

Esse exercício é muito importante e pode lhe ajudar a atingir novos objetivos que estão adormecidos dentro de você.

Quais os impactos das crenças limitantes?

Mas afinal, quais são os impactos das crenças limitantes? O que elas podem desencadear em nossas vidas?

Na verdade, os impactos podem parecer inocentes em alguns casos, mas na grande parte das situações nós podemos deixar de dar passos importantes apenas por ter um pensamento limitante.

Veja alguns dos impactos das crenças limitantes:

1. Sonhos que ficam em segundo plano

Quando você acredita em toda e qualquer crença negativa que você possui, a grande parte dos seus sonhos vão ficando em segundo plano. Afinal, se algo é “impossível”, por que pensar sobre o assunto, não é mesmo? Errado!

Primeiro porque nada é impossível. Segundo porque deixar um sonho em segundo plano é se deixar em segundo plano. Fique atento a isso.

2. Procrastinação que causa frustração

Nós sabemos, exatamente, quando estamos procrastinando. Volta e meia vem à mente aquele pensamento de que deveríamos estar fazendo outra coisa. Mas, a crença limitante pode fazer com que a procrastinação apareça.

Consequentemente, um sentimento de frustração e baixa autoestima tende a fazer parte da rotina do indivíduo.

3. Medo que causa angústia

As crenças limitantes também são responsáveis por grande parte dos nossos medos. Elas criam um enredo horrendo em nossas mentes, impedindo-nos de seguir adiante com nossos planos e sonhos.

Esses medos causam angústia, frustração, decepção e tantos outros sentimentos negativos.

Por esses e tantos outros motivos que devemos lutar contra essas crenças, a cada dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.