Você tem medo de dar a sua opinião?

Em tempos de “haters” para todos os lados, é bem comum alguém ter medo de dar a sua opinião. Afinal, o que os outros vão pensar? Como podemos opinar sem sermos “xingados”? Como é possível construir um diálogo saudável?

Neste texto, apresentamos algumas considerações que podem lhe ajudar a expressar as suas opiniões sem grandes dificuldades. Confira para saber mais!

Você tem medo de dar a sua opinião? Veja algumas dicas

O medo de dar a sua opinião pode ser fruto de uma série de fatores. Você pode ter medo do julgamento alheio, pode ter medo de ser mal interpretado ou, simplesmente, pode se sentir inseguro na hora de conversar com as outras pessoas.

Entretanto, independente do motivo pelo qual você sente medo, algumas medidas podem ajudar a ultrapassá-lo ou, quem sabe, minimizá-lo. São elas:

1. Estude o que você quer opinar

Dependendo da complexidade do assunto, procure estudar bem antes de dar a sua opinião. É muito importante que você tenha propriedade naquilo que está falando. Caso contrário, pode cair no erro de falar sobre preconceitos que você tem, mas que nem se deu conta.

Portanto, regra número um na hora de opinar com clareza e coesão: estude bem o que você quer opinar. Tenha conhecimento na área. Não precisa ser apenas conhecimento prático, mas sim, teórico.

2. Use argumentos concretos e científicos se possível

Quando estiver opinando, use argumentos válidos e, se possível, dados científicos que fortaleçam a sua opinião. Isso ajuda a passar credibilidade e a minimizar o medo de dar a sua opinião. Afinal, dessa forma você pode provar que o seu argumento não é baseado apenas em paradigmas e achismos, mas sim, você buscou fontes confiáveis para formar o seu ponto de vista.

3. Ouça atentamente o seu interlocutor

Depois de expor a sua opinião, ouça atentamente o seu interlocutor. Escutá-lo bem é importante para que você possa compreender outros pontos de vista. Isto é, nada de entrar no modo defensivo caso a pessoa não concorde plenamente com tudo o que você falou, hein? Saiba ouvir.

Afinal, quando sabemos ouvir de verdade, mostramos respeito pelas outras pessoas, e isso também fortalece a nossa imagem e faz com que a nossa opinião seja mais válida e aceita.

4. Opine de uma forma empática

Cuidado com as suas opiniões que podem causar prejuízos as outras pessoas. Por exemplo, se algum colega de trabalho fez uma tarefa muito ruim, não opine de forma agressiva ou de um modo que apenas o diminua. Pense como você gostaria de ouvir a opinião dos seus colegas caso você tivesse um baixo desempenho.

Assim você conseguirá construir um discurso que respeita o outro e ainda o auxilia no crescimento e desenvolvimento. A empatia deve fazer parte da nossa comunicação, e isso inclui o momento de opinar sobre alguma coisa.

Opinar no trabalho é importante

Ter medo de dar a sua opinião pode ser um impeditivo de crescimento no trabalho. Afinal, nessa área de nossas vidas é muito importante se posicionar e falar o que pensa, com respeito e embasamento. Fortaleça a sua imagem dessa maneira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.