O que é CRM? Como implantar na empresa?

Aprenda tudo sobre uma boa gestão de relacionamento com seu cliente

Muito se tem falado sobre CRM nos meios de comunicação, mas pouco se explica sobre ela. Mas, afinal, o que é CRM? Como ela pode ser implantada na empresa ou franquia? Estas são as perguntas que hoje pretendemos responder com este artigo.

O que é CRM -- Reprodução Canva
O que é CRM — Reprodução Canva

O que é CRM?

CRM significa Customer Relationship Management que, traduzindo para o português, quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente. Assim, o CRM é um agrupamento de estratégias de relacionamento que tem por base um método de abordagem, oferta e orientação da empresa.

Utilizando um bom software de CRM é possível realizar um diagnóstico dos clientes e guardar as informações que são significativas, com a intenção de fortalecer as relações entre empresa e cliente.

Para isso, é importante que o empreendedor entenda a importância do modelo e aplique de forma adequada para conferir os muitos benefícios que as vendas na empresa ou franquia terão.

Como implantar a CRM na sua empresa ou franquia?

Para que a CRM funcione de fato na sua empresa ou franquia, é necessário que você siga os passos que apresentaremos na sequência:

Desenvolva uma cultura de CRM na sua empresa ou franquia

Para desenvolver uma cultura de CRM você precisa optar por estratégias que atuam no atendimento e na satisfação do público. Assim, você precisa ter maior conhecimento sobre os seus clientes, perceber as suas necessidades e problemas para, então, buscar opções para que a satisfação do consumidor ocorra. 

Saiba que os softwares de CRM podem auxiliar muito neste processo.

Engaje os seus colaboradores neste processo

Sabe-se que, quando os colaboradores se sentem parte do processo, eles tendem a ficar mais motivados para participar. Sendo assim, proponha aos seus funcionários a implantação do CRM e faça-os perceber que suas ideias podem contribuir muito com as vendas da empresa ou franquia e, com isso, todos saem ganhando.

Defina em conjunto todas as estratégias para aplicar o CRM 

Estudem e vejam a viabilidade de implantar o CRM na empresa de forma prática, avaliando os custos, os benefícios, as facilidades de uso, os apoios que podem ser envolvidos e a escalabilidade.

Uma opção é optar por um SaaS, ou seja, um software que é disponibilizado na nuvem, que funciona como um serviço de assinatura. Desta maneira, os colaboradores podem acessar o CRM a qualquer momento e de onde estiverem, podendo usar, inclusive, um aplicativo de celular.

Utilize uma estrutura de comunicação interna com os seus colaboradores

Para tanto, você pode utilizar desde um grupo de WhatsApp, até ferramentas de comunicação como o Slack por exemplo.

Este momento é especial pois os colaboradores se sentirão parte do processo e envolvidos em todas as etapas de implantação de CRM. Mas saiba que, toda mudança gera uma saída da zona de conforto e, assim, haverá medos, resistências e dúvidas.

Planeje um cronograma para implantar o CRM na empresa ou franquia 

Implante o sistema de CRM aos poucos e vá colhendo feedbacks dos seus colaboradores a cada mudança. Isso é muito importante pois ele pode ser modificado a qualquer momento, de acordo com os retornos obtidos.

Alinhe o CRM com a sua equipe, otimize processos e saiba como funciona para poder ajudar em qualquer uma das fases de implantação.

Apresente para os seus colaboradores as conquistas obtidas

Faça reuniões rápidas e frequentes apontando os resultados e os ganhos obtidos com a implantação do processo. Faça-os perceber que as vendas podem ser aumentadas e que está auxiliando os colaboradores a atingir suas metas de vendas.

Estabeleça as rotinas de operações necessárias para o bom funcionamento do CRM 

Crie regras de funcionamento para que a implantação do CRM obtenha sucesso. Desta forma, é possível criar maneiras pelas quais os colaboradores deverão contatar com os clientes e os caminhos pelos quais cada contato deve acontecer para atender ao funil de vendas.

Realize o acompanhamento direto sobre as ações dos colaboradores e ajude sempre que necessário

Esta atitude servirá para tranquilizar a sua equipe e deixá-la mais confiante. Ofereça ajuda sempre que necessário e deixe claro que você está neste processo para ajudar e não para cobrar resultados.

Por fim, o processo de implantação do CRM na empresa ou franquia pode ser tranquilo ou ser vista como uma obrigação. Sendo assim, cabe sempre a você, empreendedor, dar o tom correto e mais assertivo para que tudo seja implantado com sucesso e os negócios realmente possam seguir em um processo saudável e de muito sucesso e lucratividade para a empresa.

Temos certeza que as informações aqui passadas no post de hoje serão de grande ajuda neste momento. Boa sorte!

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