Maternidade e sonhos profissionais: é possível conciliar?

Conciliar maternidade e sonhos profissionais é um dos maiores desafios para as mulheres que almejam ter filhos, ou que têm e almejam crescer na carreira.

Isso porque essa posição exige um esforço da mulher que, diante de tantas tarefas diárias, pode se sentir sobrecarregada e até mesmo com esgotamento mental.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com uma série de reflexões que podem fazer você pensar bastante sobre o assunto. Vamos lá?

É possível conciliar maternidade e sonhos profissionais?

Respondendo à pergunta inicial deste post: sim, é possível. Porém, isso não quer dizer que seja a coisa mais simples do mundo. Essa conciliação acontece à medida que a mulher vai desenvolvendo a sua experiência na maternidade e no trabalho.

No começo, tudo pode parecer uma verdadeira “bagunça”, o que pode causar certa ansiedade e estresse. No entanto, quanto mais o tempo passa, mais experiente a mulher pode ficar. Isso significa que determinadas tarefas passam a ser executadas de uma forma mais automática, sobrecarregando menos na rotina.

Em contrapartida, os sonhos profissionais podem gerar uma certa angústia na mulher que é mãe. Essa angústia, muitas vezes, está associada à culpa que a mulher sente por querer seguir a sua carreira, ao invés de focar só nos filhos.

Portanto, comece por esse ponto inicial quando tentar conciliar maternidade e sonhos profissionais: você não precisa sentir culpa por desejar crescer na sua carreira. Afinal, a maternidade não é o “fim da vida” da mulher.

O esforço de conciliar ambas as esferas da vida

É fato que conciliar maternidade e sonhos profissionais exige um grande esforço. São muitas responsabilidades, tarefas e demandas diárias em ambas as esferas da vida.

Por isso, a mulher precisa ter um senso de organização apurado, sempre mantendo as suas prioridades e focando no que precisa de atenção.

Cuidado para não deixar a procrastinação aparecer na rotina, pois ela pode fazer com que você adie os seus sonhos ou os seus momentos com os filhos.

Além disso, lembre-se de que nem sempre será possível seguir a sua agenda à risca. Os imprevistos acontecem, especialmente quando estamos tratando de crianças. Ter isso em mente é fundamental para não se sentir exausta com uma frequência acima da média.

Você não precisa ser perfeita em tudo o que faz

Outro ponto que a mulher que quer conciliar maternidade e sonhos profissionais precisa ter em mente é o de que perfeccionismo não leva a lugar algum. Ou melhor, até leva: ao esgotamento.

Afinal, não existe perfeição, e isso é um fato. E quando temos muitas tarefas para executar, essa premissa é ainda mais forte.

Você não deve segurar os seus trabalhos, as suas tomadas de decisão ou quaisquer outras atividades por crer que conseguirá “melhorar um pouco mais”. Essa busca incessante por perfeição só irá atrapalhar os seus planos e a sua saúde. Cuidado!

Viva um momento de cada vez

Viver um momento de cada vez também é importante. Tente não ancorar a sua mente só no futuro ou no acúmulo de demandas para a semana, mês e ano. Focar no “aqui e agora” é imprescindível. Lembre-se disso e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.