Como falar sobre saúde mental no trabalho?

Sabemos que é importante falar sobre saúde mental no trabalho. Porém, nem sempre é fácil abordar este tipo de assunto. Por isso, trouxemos algumas sugestões de caminhos que podem ser seguidos na hora de colocar os cuidados com a saúde mental em prática. Acompanhe.

Como falar sobre saúde mental no trabalho?

Afinal, como podemos falar sobre saúde mental no trabalho?

Na realidade, existe uma série de estratégias que podem ser postas em prática. A seguir, listamos 5, mas você pode usar outras formas que também achar interessante. Continue lendo.

1. Palestras sobre assuntos específicos

As palestras são ótimas para conscientizar as pessoas quanto à importância dos cuidados com a saúde mental. No entanto, é preciso um certo cuidado para não transformar este momento em algo monótono.

Por isso, busque por estratégias que tornem as palestras mais dinâmicas, e que realmente apresentem valor para quem está assistindo.

Você pode, inclusive, levantar temas específicos, como o estresse, ou então falar da saúde mental de uma forma mais geral. O importante é sempre pincelar este assunto no dia a dia da corporação.

2. Abertura para acolhimento e conversas

Apresente um canal de comunicação para acolhimento e diálogo dentro da empresa. Esse tipo de suporte pode fazer toda a diferença na hora de falar sobre saúde mental no trabalho.

Mas lembre-se de deixar este canal bem claro para as pessoas! Sendo assim, apresente um espaço que é usado para conversas e diálogos importantes, e deixe claro que as pessoas têm o direito de frequentá-lo quando necessário.

3. Informativos importantes sobre saúde mental

Que tal oferecer informativos mensais para os seus colaboradores? Esse tipo de material pode ser entregue por e-mail, para que se evite o consumo de muito papel e, consequentemente, a poluição do meio ambiente.

Você pode convidar psicólogos e psiquiatras para escrever materiais informativos que auxiliem na manutenção da saúde mental no trabalho. Também pode solicitar que as pessoas façam perguntas que serão respondidas no informativo.

Neste segundo caso, você ainda instiga as pessoas a pensarem sobre o que sentem no ambiente corporativo.

4. Benefícios que incentivem os cuidados com a saúde mental

Sabe aquela série de convênios que as empresas costumam oferecer para os seus colaboradores? Pois bem, que tal oferecer convênio com psicólogos também?

Infelizmente, ainda vemos muito preconceito com a psicoterapia, associando-a à alternativa para “pessoas loucas”. Portanto, a empresa precisa instigar as pessoas a procurarem este suporte profissional, por meio de benefícios e convênios.

5. Ambientes feitos com foco na saúde mental

Outra forma de falar sobre saúde mental no trabalho é criando ambientes que explorem mais qualidade de vida, conforto, descanso e bem-estar. Para isso, você pode preparar uma sala para descanso e descontração, bem como organizar os ambientes de trabalho para que eles sejam bem iluminados, arejados, com temperatura agradável, etc.

Todos esses detalhes estão ligados aos nossos cinco sentidos, e consequentemente nos mostram uma percepção sobre o mundo. Se essa percepção for positiva, consequentemente teremos mais qualidade de vida e saúde mental no ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.