5 dicas de marketing para franqueados

Confira como utilizar o marketing para ter sucesso na franquia

Você comprou uma franquia e passou por toda a estruturação dela. Agora, é a hora de investir em marketing para alavancar as suas vendas. Por isso que, hoje, nós vamos dar dicas de marketing para franqueados e ajudar a transformar a sua franquia em um negócio de sucesso.

Afinal, seja qual for o tipo de negócio que você pretende abrir, próprio ou franquia, o maior desafio é conquistar público e transformá-lo em clientes fiéis.

Dicas de marketing para franqueados -- Reprodução Canva
Dicas de marketing para franqueados — Reprodução Canva

5 dicas de marketing para franqueados

Mesmo que a sua franquia tenha clientes o suficiente para que sua rentabilidade atinja pelo menos o ponto de equilíbrio, toda a ação de marketing é bem-vinda. Afinal, o aumento no número de clientes pode gerar impactos positivos no seu negócio.

Sendo assim, fique conosco até o final e saiba como!

1ª Dica: Tenha o conhecimento necessário do seu público-alvo

Passou o tempo em que a definição de público-alvo era, por exemplo, “mulheres entre 25 e 40 anos, das classes B e C”. É preciso ir muito mais além disso. 

Você e seus funcionários precisam ter claro quais são os hábitos do seu público-alvo, seus desejos, suas necessidades, suas preocupações e, principalmente, o que faz com que ele adquira os seus produtos e não os da concorrência.

Apesar de que, por ser uma unidade franqueada, a franqueadora já possui estudos realizados neste sentido. Assim, o que você precisa é adequá-los à sua região de atendimento. Afinal, as pessoas são diferentes nas diversas regiões do país, tendo suas necessidades próprias.

2ª Dica: Tenha frequência assídua na internet

A internet, hoje, democratizou todas as formas de informação. Assim, é preciso que a sua franquia tenha presença constante nos locais da web em que seu público-alvo está.

Inscreva a sua empresa nas redes sociais, mostre os produtos que você comercializa, apresente dicas de utilização dos mesmos, tire as dúvidas dos clientes via comentários, seja nas publicações, seja via chat e etc. Enfim, ofereça a venda de seus produtos nas redes sociais, com meios de pagamento diferenciados!

Seja criativo quando o assunto for as redes sociais, mas não esqueça: procure estar nas plataformas em que seus clientes estão, pois não adianta se cadastrar em redes sociais que seus potenciais clientes não estão presentes.

3ª Dica: Faça ações de marketing para garantir que seus clientes já fidelizados se mantenham

Mantenha o foco nos clientes que você já tem, naqueles que são fiéis à sua marca, para não os perder na busca constante de novos clientes.

Exemplo disso, são alguns canais por assinatura que oferecem planos melhores e com menor preço para os novos clientes. Muitos fazem isso ao invés de atualizar os planos daquelas pessoas que já são parte do público pagante. Assim, só possuem o foco em atrair novos clientes. A consequência disso, é a perda dos clientes antigos para a concorrência.

Faça ações de marketing na franquia que valorizem a fidelização dos clientes antigos e garanta que você não vai perdê-lo. 

4ª Dica: Escolha com muito critério o espaço em que você estabelecerá a sua franquia

Transforme o espaço em que sua franquia está estabelecida em um local harmonioso, atraente, limpo, confortável e bem iluminado. Esta também é uma maneira de fazer marketing.

Pense em tudo, porque os detalhes são pontos positivos para a sua franquia. Os acessórios de decoração, vitrines, expositores e prateleiras precisam estar harmonizados com os gostos do seu público. 

Priorize o bom atendimento, e faça com que seus colaboradores façam o mesmo. De nada adianta realizar inúmeras ações de marketing se, ao chegar na franquia, as pessoas não têm o atendimento adequado.

5ª Dica: Use a criatividade a seu favor

Se o problema está em atrair clientes para a franquia, você precisa analisar o que é atraente para o seu público-alvo. Dessa forma, invista para solucionar este problema.

Estabeleça parcerias que agreguem valor à sua franquia, com empresas que operem com produtos e/ou serviços complementares com o mesmo público-alvo. 

Por exemplo: Sua franquia é de revenda de produtos cosméticos, então estabeleça parcerias com salões de beleza, para utilizarem os seus produtos nas clientes do salão. Promova eventos juntamente com salões, ofereça brindes, use a sua criatividade a seu favor.

Por fim, não esqueça que sua franqueadora também pode ajudar a propor ações de marketing para que sua franquia seja de sucesso! Assim, com todo o conhecimento adquirido aqui hoje e mais as informações que você já tinha, certamente a sua franquia será extremamente beneficiada com a chegada do marketing a partir de agora!

Dessa forma, lembre sempre que estar se atualizando, neste mercado, é fundamental para não ficar pra trás!

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