Relação entre franquias e empreendedorismo

Aprenda o que esses conceitos têm em comum

De antemão, já afirmamos que existe uma grande relação entre franquias e empreendedorismo. E é justamente esta relação que hoje, nós pretendemos explicar, por isso, continue lendo este artigo e descubra informações valiosas!

Apesar de muitas vezes se ouvir por aí que, quem investe em franquias não é empreendedor, na realidade, o empreendedor justamente pode ser relacionado com o proprietário de uma unidade franqueadora. Vamos entender essa relação!

A partir do momento em que alguém investe em uma franquia, essa pessoa se torna um empreendedor, mesmo que você tenha um modelo de negócio que já está pronto e consolidado.

Na prática, se o empreendedor adquirir uma franquia e não tiver o perfil necessário para seguir à frente, ele fará parte dos 3% daqueles franqueados que não dão certo no negócio de franquias.

Relação entre franquias e empreendedorismo -- Reprodução Canva
Relação entre franquias e empreendedorismo — Reprodução Canva

Por que o empreendedor investe em uma franquia?

Um dos principais motivos pelos quais o empreendedor investe em franquias, é que elas estão em grande crescimento no mercado, o que causa uma grande força na economia.

Perceba que, muitas pessoas hoje estão investindo em franquias tendo em vista a falta de emprego, e constatarem que o empreendedorismo é uma grande possibilidade de entrar ou se manter no mercado.

Além disso, a tecnologia gerada pela internet facilitou muito o trabalho do empreendedor uma vez que democratizou a informação, disseminou mercados e possibilitou que o empreendedor pudesse escolher melhor o nicho de mercado que pretende atuar.

Como funciona o sistema de franquias?

No mundo de franquias, existe o franqueador e o franqueado. 

O franqueador é o dono do negócio, o detentor da marca, do produto e dos processos. Assim, investiu em um negócio que deu certo, e para continuar crescendo precisa contar com o franqueado para replicar a sua marca, os seus produtos e processos em uma unidade franqueada.

O franqueado, ao estabelecer um contrato pré-concebido para tal, começa a replicar a marca, os produtos e os processos do franqueado. O mesmo, tem como vantagens:

  • Aquisição de um negócio já consolidado no mercado;
  • Processos já estruturados;;
  • Marca estabelecida e conhecida no mercado
  • Produtos já testados e aprovados pelos clientes.

A réplica do franqueador será estabelecida em outra região, e o empreendedor possui liberdade de atuar em sua unidade franqueada desde que não fuja das regras da franqueadora.

Assim, a relação entre franqueadora e franqueada é de ganha-ganha, ou seja, ambos devem ganhar neste processo.

Por que as franquias são o negócio certo para quem está começando a empreender?

Para quem está começando a empreender, as franquias são o começo certo. Afinal, a franqueadora possui um sistema de suporte as franqueado, que auxilia na tomada das principais decisões, provando as razões para tanto.

Se você quer ter certeza de prosperar e segurança no investimento, o ideal é apostar em uma franquia, pois você não precisa iniciar do zero, e colocar a sua marca no mercado consumidor. No caso da franquia, a marca já é conhecida da maioria das pessoas, fazendo com que você pule algumas etapas existentes no negócio próprio.

Com o tempo, o franqueado poderá ser um empreendedor de sucesso, e com isso, poder ajudar a franqueadora a inovar nos processos e produtos. Afinal, o empreendedor é aquela pessoa que consegue ver no cotidiano, novas maneiras de produzir com mais economia e apresentando produtos de qualidade.

Tenha noção da realidade

Sabe-se também que o empreendedor tem seu faro apurado para tomar decisões acertadas, e gostam de assumir riscos. Com uma franquia, ele verá a relação com a franqueadora como uma parceria salutar para o bom desempenho da unidade franqueada.

Além disso, o empreendedor tem claro que qualquer navio pode naufragar, até o Titanic afundou. Então isso significa que o seu negócio, seja franquia ou negócio próprio pode acabar. Mas, antes de deixar isso acontecer, ele vai procurar tomar as melhores decisões, buscar recursos para investir e qualquer negócio pode e deve ser lucrativo.

Afinal, num jogo de ganha-ganha, franqueado e franqueador estão juntos para fazer o negócio prosperar. Ambos se ajudam mutuamente como forma de superação das dificuldades, minimização de perdas, e principalmente, otimização de processos.

Tirou as suas dúvidas entre os conceitos de empreendedor e franquias? Conseguiu estabelecer as relações entre os termos? Parabéns! Todo empreendedor pode ser, com certeza, um franqueado.

Temos certeza que com essas informações e explicações bem claras sobre a relação entre franquias e empreendedorismo, vai ser muito mais fácil e promissor começar a empreender no ramo que você tiver mais vontade ou que sempre sonhou e nunca conseguia iniciar!

Boa sorte em sua nova jornada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.