Mário Frias diz que Governo prepara novo auxílio para o setor de eventos

O Governo Federal está neste momento preparando um novo auxílio exclusivamente para o setor de eventos. Quem disse isso foi o Secretário Especial para a Cultura, Mário Frias. Ele disse isso logo depois de se reunir com a Governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr.

Os dois se encontraram na manhã desta quinta-feira (15) e falaram muito sobre um auxílio para este setor. Mário disse que o Governo está preparando uma novo auxílio em formato de linha de financiamento. Ele adiantou ainda que isso tudo deve custar algo em torno de R$ 405 milhões aos cofres públicos.

Frias disse ainda que muito provavelmente essa liberação vai acontecer via BNDES. É normalmente pelo BNDES mesmo que acontecem os financiamentos para essa área. Seja como for, Frias evitou dar mais detalhes sobre o projeto. Logo depois da reunião, a Governadora disse que ficou satisfeita com o que ouviu.

“Nesta semana, recebemos as demandas da área de eventos e prontamente trouxemos essa situação ao secretário Especial da Cultura, aqui em Brasília, que acolheu o assunto. Sabemos que esse setor é um dos mais duramente atingidos e estamos trabalhando para construir uma perspectiva de melhora para esse cenário”, disse ela.

“Nós temos essa preocupação com o setor de eventos, que foi o primeiro a parar. Iniciamos as tratativas ainda em novembro. Acreditamos que o serviço essencial é todo aquele que coloca um prato de comida na mesa das pessoas”, disse Mário Frias depois do encontro.

Setor de eventos

O setor de eventos foi inegavelmente um dos que mais sofreram nesta pandemia do novo coronavírus. Sempre que um governador ou prefeito decide fechar algum tipo de atividade, quase sempre os fechamentos se iniciam pelo setor de eventos. Além disso, eles quase sempre são os últimos a voltar.

Vale lembrar ainda que esse foi um setor que não voltou para a normalidade em nenhum momento do período pandêmico do país. Nem mesmo no momento em que os números da pandemia começaram a cair no final do ano passado. Nem assim o trabalho deles voltou ao normal.

Por isso mesmo esses profissionais da área da cultura estão esperando por um auxílio que possa os ajudar neste momento. Em algumas cidades como Recife, por exemplo, os governos locais estão criando auxílios próprios para profissionais da área que não puderam lucrar no carnaval.

Auxílio da Lei Aldir Blanc

No ano passado, o Governo Federal criou a Lei Aldir Blanc. Mas só o projeto foi do Governo Federal. Todo o resto teve execução dos Governos dos estados e das prefeituras do Brasil. Cada um desses órgãos decidiu como e quando distribuir esse dinheiro para as pessoas.

De fato, boa parte desse dinheiro já chegou nas mãos dos trabalhadores. O problema é que a pandemia ainda não acabou, e o auxílio sim. É justamente por isso que os profissionais de eventos estão pedindo tanto por um novo auxílio nesse novo momento da pandemia.

O Palácio do Planalto não deu mais nenhum detalhe sobre esse possível auxílio. Seja como for, informações de bastidores dão conta de que o Ministério da Economia vai ter que analisar esses números com calma. É que o Governo não quer gastar muito neste momento por causa das possíveis dívidas públicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.