Mapa abre seleção de startups do setor agro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) abriu as inscrições para o AgroNordeste Digital - Desafio de Startups do Agro. Confira!

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com instituições parceiras, abriu hoje (14) inscrições para o AgroNordeste Digital – Desafio de Startups do Agro, maior chamada de startups do Agro na Região Nordeste. 

Mapa abre seleção de startups do setor agro

As inscrições podem ser feitas até 14 de novembro pelo portal Agro Hub Brasil, de acordo com informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação tem o objetivo de identificar e selecionar as melhores soluções de base tecnológica para resolução dos principais problemas do setor produtivo nas cinco regiões polo de agropecuária.

Inovação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que a chamada também vai contribuir para a construção de uma rede nacional de inovação no setor e ajudar a desconcentrar o eixo de investimento desses empreendimentos para as regiões agropecuárias do Nordeste, que detém oportunidades de negócios ainda não exploradas.

Categorias do AgroNordeste Digital

O AgroNordeste Digital terá duas categorias: uma aberta e uma regional, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na primeira, poderão concorrer startups nacionais ou internacionais já em funcionamento e com soluções maduras ou em vias de validação. Dessas, 12 serão selecionadas para apresentarem suas soluções na final. 

Categorial regional

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) explica que a categoria regional será formada exclusivamente por startups da Região Nordeste, em estágio inicial de desenvolvimento. Além disso, o desafio é aberto para startups nacionais e estrangeiras, desde que tenham soluções que atendam aos principais gargalos do setor agropecuário nas áreas pilotos do projeto. 

Apoio na identificação de problemas 

Para identificar esses gargalos e desafios, foi contratada, com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), uma consultoria que teve a função de mobilizar os atores das áreas pilotos do projeto, elaborar diagnósticos territoriais e realizar workshops para avaliação e fortalecimento dos ecossistemas de inovação agropecuária.

Regiões escolhidas

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as áreas escolhidas para a chamada são: Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia); Vale do Jaguaribe (Ceará); Vale do Açu (Rio Grande do Norte); e Oeste Baiano (Bahia) e Campina Grande (Paraíba). 

No entanto, as startups não precisam ser necessariamente desses locais, pois a ideia é movimentar o ecossistema e promover a interação de diversas regiões em busca de soluções. Para obter mais informações, consulte a plataforma oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.