Ações que podem manchar a sua marca pessoal

Querendo ou não, existem algumas ações que podem manchar a sua marca pessoal sem que você queira. Até porque, no espaço corporativo, estamos sendo avaliados a todo momento. Por isso, manter uma postura profissional e cuidar da forma como você se apresenta é muito importante para garantir a sua autoridade e credibilidade.

Considerando esse cenário, trouxemos algumas questões que podem ser uma boa reflexão para você. Acompanhe!

Ações que podem manchar a sua marca pessoal

As ações que podem manchar a sua marca pessoal são diversas e não se esgotam na lista abaixo. Apenas trouxemos algumas que exigem a sua atenção. Porém, lembre-se de sempre avaliar a sua atuação e buscar feedbacks para construir uma carreira sólida e promissora, ok? Dito isso, vamos à lista:

1. Tom de voz e postura inadequada ao momento

O seu tom de voz e a postura corporal precisam estar alinhados ao momento. Por exemplo, se você está participando de uma reunião por chamada de vídeo, seria inapropriado fazer isso deitado, concorda? Da mesma forma, falar alto ou baixo demais também é um problema. Seja claro e use o tom adequado ao interlocutor.

2. Dress code negligenciado

As suas roupas também falam muito sobre você, quando o assunto é imagem e ambiente de trabalho. Portanto, cuide para não transparecer uma imagem de desleixado, pois isso pode manchar a sua marca pessoal.

3. Opiniões sem fundamento e falar sobre um assunto que não domina

Cuidado com as opiniões que você tem apresentado! Falar sobre um assunto que você não domina, baseando-se na sua história pessoal, e levando em consideração os seus achismos, é muito perigoso. Não queira ser confundido com alguém que “fala o que não sabe”. 😉

4. Desrespeitar o tempo alheio

Atrasos, prazos furados e se alongar demais em uma reunião são atitudes que desrespeitam o tempo alheio. Não seja essa pessoa se não quiser manchar a sua marca pessoal.

5. Descumprir prazos e “promessas”

Cuidado com o que você promete e diz que irá cumprir! Prazos e promessas foram feitos para serem cumpridos. Se você aceita algo que não dará conta, a culpa é só sua. Portanto, cuide para não ficar dizendo “sim” para qualquer coisa, a ponto de se sobrecarregar e descumprir prazos, promessas, metas, etc.

6. Não construir um posicionamento on-line

A falta de posicionamento on-line não necessariamente mancha a sua marca pessoal, porém, impede que você construa uma imagem relevante nesse ambiente. Por isso, cuidar do seu perfil profissional e manter um networking on-line é de suma importância para aumentar a sua credibilidade.

7. Falar mal do chefe/cliente/colega

Independente da roda de conversa que você está, manter uma postura de falar mal de alguém, especialmente que tem relação com o seu trabalho, é muito ruim. Isso pode manchar a sua marca pessoal e fazer com que você pareça uma pessoa despreparada profissionalmente. Fique atento aos comentários que você tem feito e cuide da sua imagem! Assim, você poderá construir uma carreira de maior credibilidade e autoridade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.